03/05/2015

Resenha Literária | Como fazer o Amor dar certo

Título: Como fazer o Amor dar certo
Autor: Steven Carter 
Editora: Sextante
Número de páginas: 174 
Sinopse: Por mais que se diga que não há regras no amor, alguns hábitos e comportamentos podem aumentar muito suas chances de ser feliz ao lado da pessoa amada. É preciso mais do que amor e sexo para manter um casal unido - na verdade, esses ingredientes podem até ser a base da relação, mas de nada servem se não estiverem acompanhados de respeito, sinceridade, cumplicidade e companheirismo.
Especialista em relacionamentos com mais de 1 milhão de livros vendidos no Brasil, Steven Carter apresenta nove princípios básicos das relações bem-sucedidas e explica como lidar com os conflitos que costumam drenar a energia do casal. Baseado em pesquisas e entrevistas, este livro vai abrir seus olhos para atitudes equivocadas que você pode estar tomando sem perceber - como fazer críticas em excesso, não apoiar os sonhos do parceiro ou reproduzir o comportamento dos seus pais. Por outro lado, ensina o que fazer para que sua história tenha um final feliz:
Valorize os momentos simples do dia a dia, não apenas as datas especiais.
Faça com que seu parceiro sinta que faz parte das suas prioridades.
Deixe bem claro o acordo financeiro entre vocês.
Liberte-se dos erros dos relacionamentos passados.
Sempre que pensar algo bom a respeito de seu parceiro, diga a ele.
Estabeleça rituais diários, como tomar café ou ver TV junto com ele.
Encontre prazer em fazer as coisas a dois, mas não perca sua individualidade.
Ooi, não demorei muito para ler esse livro, não é? Porque simplesmente não poderia parar de lê-lo se não terminasse o capítulo e claro, sempre acabava começando outro rsrs Caramba, estou bastante surpresa pelo fato de eu ter gostado tanto desse livro, mais do que o outro que já li desse autor em parceria com Julia Sokol, tem até resenha dele aqui no blog "O que toda mulher inteligente deve saber" (resenha aqui) e estou tão feliz por ter lido esse livro, pois me mostrou a realidade do que é estar em um relacionamento com a pessoa que ama. Bom, vamos para a resenha pra vocês saberem o porquê ;) 

Resenha:

As apresentações do livro: Comecei o livro com muitas expectativas de fazer meu pensamento mudar em relação a relacionamento, pois nunca estive em um e gosto de aprender mais sobre esse assunto, pois creio que quanto mais conhecimento, mais sabedoria no momento em que estiver passando por esta fase de namoro/noivado e casamento. 
Pois bem, não me decepcionei e caraca, agora tornou-se um dos meus livros favoritos! Steven sabe como arrasar e ele o fez neste livro maravilhoso. Primeiro que ele foi bem sincero, e a narrativa é justamente como se conversássemos com ele, sabe? Gosto desse tipo de narrativa, fico mais animada com a leitura. 
O livro nos traz nove segredos que em casa passo, nos fala sobre como agir em certas ocasiões e como estabelecer um relacionamento saudável e cheio de amor, respeito, compreensão, etc. Com exemplos simples e diretos, nos ensina como podemos dizer para a pessoa que a amamos, que realmente sentimos isso e que é sincero, pois infelizmente, muitos casais se afastam a cada dia pelo fato de não demonstrarem o que sentem um pelo outro. E é por isso que Carter fala tanto sobre demonstrar com gestos, pequenas atitudes e palavras, que com certeza, farão o coração - tanto seu quanto o de seu companheiro - relaxar e ter certeza de que esse relacionamento vale a pena e que vale a pena lutar por ele, mesmo que circunstâncias apareçam. 
"Você precisa prestar atenção nas pequenas coisas."
Sim! Fala sobre as pequenas atitudes, pequenos gestos que nos mostram o quanto somos amadas e o quanto amamos o outro. Não é preciso fazer algo grande e mesmo assim não ser de coração, mas nas pequeninas coisinhas que fazemos, que vem do coração, demonstra o amor e carinho que sente pelo outro e são esses gestos que faz com que o casal sinta-se seguro e conectados um com o outro. 
"Você não pode esconder partes de si mesmo e esperar que isso não cause nenhum impacto no seu relacionamento." 
Seja você mesmo! Nunca finja ser outra coisa que você não é, pois de qualquer forma, vai ser na convivência que as máscaras irão cair e a decepção aparece. Então, não use máscaras para mostrar ser de outro jeito que você não é, seja sincera e seja você! Não mude por causa de pessoas, pois isso fará com que você acabe esquecendo sua própria identidade e Carter trata bastante sobre isso. Como um relacionamento pode ser saudável e ser bom se ambos usam máscaras para esconderem seus sentimentos, esconder o verdadeiro eu? Medo, angústia, tristeza... Não esconda esses sentimentos do parceiro por achar que pode fazer tudo sozinha, pois é com união e companheirismo que um relacionamento vai pra frente! 
"O amadurecimento, o crescimento e a evolução dos sentimentos alimentam a vida a dois."
Não escondam seus sentimentos. É o que tanto trata o livro. Carter fez um trabalho maravilhoso sobre isso e eu aprendi cada vez mais que demonstrar o que sente, é essencial para manter a segurança de uma pessoa no relacionamento. Sentir-se segura com o companheiro é importante e não pode ser esquecida essa relação entre ambos. Ser sincero é importante! 
"Quando seu diálogo interno (a conversa que você tem consigo mesmo) não corresponde ao seu diálogo externo (as coisas que você diz ao seu parceiro), o relacionamento pode correr perigo."
Por que esconder as coisas que você quer fazer, dizer ou qualquer outra coisa? Não adianta esconder as suas decisões somente para ser o par perfeito para seu parceiro, pois nunca irá existir o par perfeito, pois todos nós temos defeitos, mas podemos nos esforçar para ser o certo da pessoa. Esconder a sua opinião, não vai fazer com que o relacionamento realmente ande, pois querendo ou não, todos nós queremos opiniões diferentes sobre algo, certo? Então, algo que eu aprendi com esse livro: ser diferente é bom! 
"Em uma parceria amorosa e eficaz, a individualidade é uma coisa boa." 
Não permita que sua individualidade seja arrancada de você. Todo mundo precisa do seu espaço, mesmo que vivendo junto com outra pessoa faça com que as maiores decisões sejam tomadas em conjunto. Querer um tempo para si é ter sua individualidade, fazer algo sozinha é ter sua individualidade... O relacionamento é viver em união, certo, mas lembrar-se que são indivíduos também faz parte. Claro que não é para querer manter sua vida de solteira enquanto está em um relacionamento, claro que não! Mas ter tempo para você, é importante, certo? São comportamentos que são trabalhados, opiniões, etc. 
Carter fez um belíssimo trabalho com este livro e aprendi bastante sobre relacionamento com a leitura. Para solteiros, quem tá namorando ou casado, a leitura é maravilhosa e eu recomendo bastante! 
O livro é completinho e abriu portas para um novo pensamento =D Indico tanto para vocês, sério! 
Espero que tenham gostado e o livro não é caro. A Editora Sextante é uma das minhas favoritas e os preços dos livros são acessíveis para todos. Vale a pena! 
Beeijos



7 comentários

  1. Hahaha apesar de ter gostado bastante até do assunto não sei se conseguiria ler esse livro.
    Eu gosto de histórias mas, sua resenha foi muito boa e deu uma ajuda para os preguiçosos como eu!!
    Gostei!!
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Ana! É, porque tem muita gente que realmente não gosta de autoajuda, mas é bem legal ;D
      hahahaha Que bom que ajudei!
      xoxo

      Excluir
  2. muito interessante, mas não curto esse tipo de livro. sei lá :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Sei bem como é, conheço muita gente que não curte, mas eu recomendo :p Eu acho bem massa hahahaha
      Beijão!

      Excluir
  3. Tbm não curo muito autoajuda, prefiro conversar rs
    Ou aprender lições indiretas com as histórias..
    SObre relacionamento concordo com a maioria do que foi dito.
    Se você ama, seja honesto e respeite acima de tudo.
    Não faça com a outra pessoa o que vc não gostaria para si.
    Se você não está 100% a relação, melhor nem estar.
    Mas também tem que saber enxergar que alguns momentos ruis vão acontecer, porque as vezes temos dificuldade de entender e ninguém é perfeito ou atende as suas expectativas o tempo inteiro. Mas não dá pra partir para a ignorância e nem desistir de conversar.
    Se tiver algum problema a conversa tem que ser olho no olho, esqueça as mensagens. Porque se falado vc pode ser mal interpretado, imagina escrevendo que ão tem nem a intonação..
    beijos Ruhh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Thamiris!
      Verdade, tudo o que você disse é verdade. Relacionamento não é brincadeira, é algo sério e que precisa ter responsabilidade.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjs

      Excluir
  4. Ainnn fiquei com vontade de ler!! vou por na lista. A Capa tb é uma gracinha!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^