16/10/2015

Resenha Literária | O penúltimo Capítulo

Livro cedido por: Clarice Pessato
Título: O penúltimo capítulo
Autora: Clarice Pessato 
Editora: Imprensa livre
Páginas: 206
Sinopse: A história da luta de uma jovem contra a tetraplegia e a discriminação, mas que pela fé venceu o sofrimento e a falta de respostas.
Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia de sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos em nós e através de nós.
Por causa da superação, muitas pessoas sugeriram que escrevesse um livro sobre minha vida. Eu tentei escrever esse livro mais de uma vez, mas não consegui. Eu queria um último capítulo com final feliz, segundo o meu conceito humano, e isso impediu que este livro fosse divulgado antes. Para mim um último capítulo com final feliz seria voltar a caminhar.    Existia a discriminação e o preconceito dentro de mim. Eu considerava a aparência mais importante do que a essência. O meu coração precisava ser mudado, precisava ser curado. Então Deus me deu essa cura e somente quando isso aconteceu eu consegui concluir o livro que hoje estou apresentando. O título do meu livro O Penúltimo Capítulo surge quando eu entendi que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro.
Olá, gente abençoada! Tudo beleza? Então, terminei a leitura deste livro que já vou avisando que me tocou de diversas formas, que me fez verdadeiramente olhar para mim e me ver, sabe? Me ver com os olhos do meu Pai. Para não me alongar nesta introdução, vamos logo pra resenha, né?! 


Resenha:

Estava pensando como eu poderia começar esta resenha, pois a leitura desse livro me despertou em muitas áreas da minha vida, principalmente a espiritual. Clarice soube nos tocar a cada capítulo, a cada nova superação. Me emocionei bastante, principalmente nos últimos capítulos, no qual devo dizer que estão cheios de marcações rsrsrs
As apresentações do livro: O penúltimo capítulo é narrado pela própria autora, no qual conta como fora toda a superação depois de um acidente automobilístico, que como consequência acabou ficando tetraplégica aos 18 anos. A forma como Clarice narrou sua própria história foi de maneira emocionante e como se a gente estivesse com ela e sua família a cada momento de sua vida, sabe? Todos os momentos narrados desde o acidente, fez-me sentir mais próxima dela, imaginando como fora difícil, mas ela não desistiu, o que me fez sorrir a cada nova investida dela em procurar sempre melhorar, nunca se deixar realmente abandonar a fé de que ficaria bem. Também, como fora enfrentar os olhares das pessoas para o estado em que ela se encontrava, o que achei uma crítica verdadeira em relação a muitas pessoas pelo mundo, no qual olham para deficientes como se não fossem humanos, entendem?
Porém, o mesmo Deus que chama, também cuida, ensina, dirige e conduz. Eu precisava entender que os propósitos para minha vida não eram os meus e iam além dos conceitos humanos. página 17 
Com diálogos de situações que ocorreram - que deixou a narrativa ainda melhor! -, ela nos introduz na sua vida, na sua caminhada, na sua superação. Fiquei refletindo sobre o quanto ela foi e é tão forte, persistente... Fiquei imaginando sobre como eu reagiria se passasse por uma situação dessas, e Clarice então me responde dizendo o quanto o amor de Deus por nós nos ajuda na superação, o quanto amá-lo e estar com Ele nos ajuda em qualquer período de tribulação em nossas vidas. Nenhum problema é maior que Ele! 
Nos primeiros capítulos até quase a metade do livro, Clarice nos apresenta toda a passagem de acontecimentos enquanto ainda se recuperava, meu coração ficou apertado ao imaginar o quanto seus pais ficaram preocupados com ela, com a saúde dela. Algo que me tocou bastante fora a atitude de sua mãe, no qual se dedicou todo instante a fazer o melhor para ela, para que Clarice não se sentisse triste por está naquela situação. A emoção foi muito grande que não poderia escrever nesta resenha, somente quem lê é que sabe do que estou falando. 
Existem muitas áreas em nossa vida que estão enfaixadas e precisam ser desatadas. Não acontece num momento, mas é um trabalho diário. página 120
O crescimento espiritual e como pessoa de Clarice me surpreendeu bastante. A sua força de vontade, o seu desejo de aprender sobre Jesus e sobre a Palavra - a Bíblia -, fez-me analisar-me como garota cristã, como pessoa também. Quando Clarice falou sobre arrependimento, nossa... O que ela falou foi justamente o que eu estava precisando e eu agradeço imensamente por você, Clarice, me ajudar nesta área da minha vida por ser usada pelo Espírito Santo pra tratar sobre este aspecto no seu livro!
Para não estragar a surpresa para quem for ler o livro, apenas tenho a dizer que é MARAVILHOSO e que me fez reconhecer como verdadeira filha de Deus, aquele que está me olhando com todo amor e me perdoando pelas minhas falhas. Nossa, eu recebi de mais com a leitura desse livro, e tenho certeza que voltarei a lê-lo em breve! 
No momento em que a Palavra de Deus nos é revelada entendemos que Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d'Ele e executar Seus propósitos através de nós. página 200
Muito obrigada Clarice, por confiar na gente aqui do Thoughts and Adventures, por me dar esta linda oportunidade de conhecer mais sobre sua história e conhecer sobre você. Fico tão feliz em ver que você é uma mulher tão usada por Deus para nos abençoar com suas palavras amáveis e que são uma bênção para quem quer que leia seu livro! Agradeço muito mesmo por tudo. Que Deus continue a te abençoar, que você cresça ainda mais n'Ele e que alcance mais pessoas por meio de suas palavras! 
Espero que tenham gostado da resenha, no qual tentei ao máximo não me alongar. São tantas coisas para falar sobre esse livro, que daria mais de uma redação para poder explicar tudo o que senti e aprendi! 
Não deixem de comprar o livro da Clarice, para saber mais você pode ir AQUI ou pedir diretamente por e-mail para a autora e saber informações diretamente com ela: claricepessato@hotmail.com.br
Fiquem na paz! 

Nasci em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Primogênita de três irmãos, desde criança era interessada em ser uma boa filha, boa aluna e boa religiosa. No ano de 1981 com 18 anos, cursando o segundo ano de Psicologia, ativa e cheia de sonhos, vi minha vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que me deixou tetraplégica. Passei a conviver com as limitações físicas que mudaram minha história, mas a angústia de ter que me adaptar com a nova realidade, suportar o peso de tantas perdas, frustrações, decepções, falta de respostas somente foi superado pelo auxílio divino, Deus veio em meu socorro e através da fé recebi forças para prosseguir. Com muito amor Deus ia me ensinando a cada dia e com cada situação fui aprendendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos.
Na caminhada de reabilitação fui testada com as muitas decepções. Mas aprendi que este não era o fim, era apenas o início de uma trajetória de fé que poderia dar muitos frutos. O que não era mais humanamente possível reparar seria superado pela fé.
Após o acidente, formei-me em Letras, bem como fiz Curso de Inglês. Cursei o Seminário de Especialização em Teologia e o Curso de Missões. Sou professora da Escola Bíblica além de escrever artigos para o jornal local e anuncio a palavra de esperança e salvação do evangelho on-line e off-line. E em Novembro de 2013 foi lançado o livro que escrevi ‘O Penúltimo Capítulo’.
Espero oferecer esperança para quem atravessa a vida com sofrimento e limitações, mostrando como Deus pode nos levar em vitória mesmo em meio aos vales e à escuridão.
 Onde encontrá-la? Siga suas redes sociais: FAN PAGE / BLOG - LIVRO / BLOG SKOOB






12 comentários

  1. Mais um que vai para a lista de novas leituras rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Andressa! Bem-vinda ao blog ♥ Fico muito feliz em vê-la por aqui.
      E que legal que ele entrou para sua lista! Garanto que vai se emocionar e gostar bastante, eu amei de mais a leitura e recebi pra caramba :3
      Beeeijos e volte sempre mesmo!

      Excluir
  2. Oii, como vai? é um livro que eu não sabia da existência e eu me agradei de verdade,pensei que a leitura não fosse aquilo (lá vem eu, julgando a capa kkkkkk prometo parar) Mas, eu fiquei meio assim, e lendo sua resenha, me apaixonei totalmente.
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi! Vou bem, obrigada! ❤
      Mas a gente faz isso mesmo, porque a capa muitas vezes influencia para a nossa opinião do enredo, né?! Aaah, fico muito feliz que minha resenha tenha feito isto com você. Este livro é lindo e uma bênção! Bjs

      Excluir
  3. Oi meninas... Simplesmente amei a resenha, estou concluindo a leitura, falta apenas algumas páginas e já fico pensando com emoção como irei resenhá-lo... beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Mércia! Fico tão feliz que tenha gostado da resenha ❤ aham, a gente que leu fica com uma emoção tão grande, né? É de pensar em como começá-la! Beeeijos

      Excluir
  4. Que história bonita...
    E apaixonei nessa capa *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi! A história é linda, e melhor ainda porque é verídica ❤
      A capa é um amor! Bjs

      Excluir
  5. Uma resenha muito bem feita para um livro com uma mensagem tão bonita! Você conseguiu cativar os leitores com sua opinião sobre o livro! Parabéns!
    um beijo!
    Nu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi! Aaaah, suas palavras me emocionam ❤ muito obrigada, fico muito feliz quando recebo comentários assim, que elogiam as minhas resenhas e textos! E fico tão, mais tão contente que eu consegui cativar sua atenção!
      Beeeijos

      Excluir
  6. Olá, Amei a resenha!
    Mais um para minha extensa lista rsrs
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Sabrina! Kkkkkkkk mais um, né? É tão bom quando lemos uma resenha e já adicionamos o livro na nossa lista. Beeeijos e obrigada por comentar.

      Excluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^