08/12/2015

Resenha Literária | O primeiro dia - Uma edificante história de espera

Título: O primeiro dia - Uma edificante história de espera
Autor: Eliezer Vilela
Editora: Romance Cristão
Número de páginas: 156
Sinopse: Às vezes, passamos a vida toda tentando descobrir onde é o lugar que o amor se esconde e não nos damos conta que ele é simples. Dessa forma, não é preciso ir ao topo de uma montanha, ou ao fundo do oceano para encontrá-lo. Olhar para o coração de Deus é essencial! Há mistérios no amor que somente quem O inventou pode desvendar... O amor é a música composta por Deus ao olhar para nós... É a paz em meio ao caos... É a volta do que se perdeu... É o sonho que teve vida... É a cura para feridas... É a esperança que nunca morre, embora, algumas vezes perdida, em Deus sempre a encontramos! O amor é simples, doce e perfeito. Ele quebra orgulho, destrói amargura e cobre imperfeições. Esse romance vai entrar em seu coração, como se você o desfrutasse com o Autor do amor.
Ooi, gente abençoada! Tudo beleza? Estou eu aqui para trazer para vocês a resenha deste livro encantador. Já temos a resenha de um outro livro do autor aqui no blog, que você pode CLICAR AQUI e ler! Vamos logo para a resenha?

Resenha

As apresentações do livro: bom, este se inicia com um prólogo com o ponto de vista que fica variando por todos os capítulos, que é o POR ELA e POR ELE, no qual ambos narram. Eu gostei dessa organização, porque a gente pode saber o que ambos estão pensando, e o mais interessante é que não se repete as cenas, entende? Muitos autores sentem a necessidade de refazer as cenas quando se troca de ponto de vista, o que eu não acho necessário e até pouco cansativo, mas Eliezer soube muito bem o que fazer para que a leitura não ficasse chata ou entediante.
"Bem... O amor é leve. O amor é paciente. O amor não é leviano."
Somos apresentados a Vanessa Bertrand Souza, uma menina que cresceu dentro da igreja e que crê no melhor de Deus para a vida dela e deixa isto bem claro em seus pontos de vista. Aos dezessete anos, ela está terminando o ensino médio, e é lá que ela encontra o rapaz que inicialmente não mexeu com o coração dela, mas sim a deixando irritada hahaha O que gostei muito deste livro, é que Eliezer nos traz adolescentes que discordam em muitas coisas, que traz o amadurecimento de cada um e o crescimento espiritual. Diferente do seu livro anterior, os personagens inicialmente não se batem, o que deu o humor ao livro, deixando com o ar mais leve e até mesmo bem descontraído.
"- Você vai estragar a pintura nova! Demoramos tanto para conseguir restaurar esses bancos pra você chegar aqui, colocar esses pés e desfazer o trabalho que tivemos? - ela continuou. E ele, definitivamente, não estava gostando do som daquela voz.
- Me desculpe, é que não tenho outros pés para colocar, então vai ter que ser esses mesmo."
E nos vem agora Douglas Xavier, também conhecido como Doug. Quando conheceu Vanessa, ele tinha dezoito anos e estava afastado da igreja, ou seja, estava passando por uma fase de rebeldia e não queria de todo jeito saber de igreja mais, mesmo tendo crescido frequentando uma. Doug não deixou a Cristo, mas não estava em comunhão, o que entristecia o coração de sua mãe, que fazia de tudo para tê-lo de volta nos caminhos do Senhor.
Me surpreendi com este personagem, eu achei ele tão real! Existem muitos jovens que passam ou passaram pela situação dele, e eu falo isso, porque já passei um ano afastada da igreja, o que não foi nada bom para mim. Doug é sarcástico, brincalhão e tem tudo o que quiser, menos aquela que despertou nele um sentimento até então estranho e novo.
Um ponto importante na história, é que Doug e Vanessa acabaram ficando amigos e passaram dois anos longe um do outro, vivendo as suas vidas, amadurecendo e se descobrindo. Vanessa sempre deixou Deus como prioridade em sua vida, o que é um máximo! Mesmo longe da família, ela continuava sendo a mesma menina inocente e cheia de fé, que busca realizar seus sonhos e se esforça. Mas, precisou voltar para sua antiga cidade para ajudar a mãe com o pai, no qual se encontrava com uma doença crônica.
Doug tinha decidido ser alguém da vida e começou a fazer faculdade também, ele continuava a ser o rapaz mulherengo de antes, mas o seu amor por Vanessa estava presente, o que para mim, o fazia terminar estas antigas relações por saber que nenhuma daquelas garotas seria a Vanessa. Bom, isto não é legal e eu sei que Doug estava arrependido, pois brincar com os sentimentos das pessoas é um assunto bem punk, é defraudação e ninguém gosta de ser defraudado.
"Ela olhava para ele e sentiu o coração disparar. Nunca sentira seu coração disparar daquele jeito."
O reencontro deles dois é lindo e engraçado, posso dizer. Doug é determinado, mas tem suas fraquezas e medos. Eu gostei muito do crescimento dele a cada novo capítulo, o esforço dele de querer chamar a atenção da Nessa e mesmo assim lutar contra seu desejo por ela, já que não se achava digno de tê-la.
Agora falando sobre as mensagens nas entrelinhas para eu não acabar dando spoiler rsrs Eu simplesmente amei o que o livro nos passa! O poder da oração, da fé e do amor ao Senhor. A espera também é bem trabalhada neste livro, e eu achei lindo todo o período de espera na vida dos personagens, no qual levou cinco anos envolvendo a amizade e crescimento para poderem ter algo bem mais sério que namoro, como o noivado. O que me mostrou que o tempo para quem espera não é um tempo de desespero ou de ansiedade, mas sim de foco em outras áreas da nossa vida e oração sempre, é descansar e confiar em Deus de todo coração. Eliezer me surpreendeu novamente com este seu novo livro e tenho certeza que muitos outros irão! O perdão, a busca pelo Senhor é um dos pontos também mostrados no decorrer da leitura. Muitas surpresas esperam vocês!
"Ele passou a entender que no tempo de Deus, tudo é belo, perfeito e maravilhoso." 
Sobre a diagramação: eu esperava uma capa mais elaborada, não que eu não goste dos estilos das capas usadas, mas acho que sair do padrão pode ser uma coisa boa!; nas orelhas tem falando sobre o autor e sobre a famosa página no facebook:  Romance Cristão (clique para conhecer), no qual fora criada pelo próprio Eliezer; encontrei mais erros de digitação e de pontuação, mas o que mais me deixou "incomodada" foram os de pontuação, pois a pontuação para mim também é uma das partes mais importantes na diagramação de um livro e a revisão tem de tomar mais cuidado neste caso; as páginas são brancas como do livro anterior.
"O amor muda as pessoas." 
Amor, amizade, espera, perdoar a si mesmo... Há tantas coisas para falar deste livro, que não daria para pôr tudo nesta resenha. Eliezer soube como deixar a leitura mais leve, mais com a pegada da linguagem moderna, já que em seu livro anterior a linguagem arcaica estava bem presente. O autor fez um ótimo trabalho, e não é somente mais um livro sobre romance cristão, mas também sobre uma vida com Deus! Parabéns, Eliezer, por ter nos dado o prazer de ler seu mais novo livro.
Eu espero que todos tenham gostado da resenha, no qual fora feita com muito carinho. Não deixem de saber mais sobre, não deixem de ler, vocês vão se surpreender! Beijos e fiquem bem :)

Graduado em Jornalismo na Fundação Educacional de Fernandópolis - SP e nascido em Indiaporã, interior de São Paulo, Eliezer Vilela é Professor de música, desenhista e escritor romancista. Um admirador de belas histórias, Eliezer escreveu um romance de ficção que narra a vida de duas pessoas que mantêm um relacionamento à distância. “Eu já gostava de escrever, quando entrei para o jornalismo comecei a trabalhar esta parte bem mais em mim"

Onde achar o Eliezer? Fácil, fácil! É só seguir ele nas redes sociais: PERFIL - FACEBOOK / FACEBOOK - FANPAGE






 

8 comentários

  1. Olá, meninas. Primeiramente, obrigado pela parceria de vocês. A resenha ficou perfeita! Amei! Um namoro cristão e sadio, sempre tem o propósito de glorificar a Deus, porque se não for assim, não deve existir sentido para ambos. E eles escolheram fazer assim como declara o apóstolo Paulo: “Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (1º Coríntios 10.31).

    Sinto-me impulsionado a lhe dizer, querido (a) leitor — Não há dúvidas de que a coisa mais bela e fabulosa nessa vida é esperar sabiamente em Deus! Pois a proposta do Senhor é que o perfeito e o belo, no tempo Dele, Ele fará acontecer, se assim você escolher esperar! Essa escolha pode ser gerada a partir de hoje, agora mesmo, na leitura desse romance. Que esta obra fictícia sirva de inspiração para todos quantos sonham e desejam um amor vindo de Deus. É mais fácil dois corações se encontrarem quando eles estão guardados Nele.

    Estou certo que num belo dia, como declara Paulo, em um dos meus versículos favoritos — A boa obra que ELE começou em sua vida, será aperfeiçoada e completada porque ELE é Fiel e Justo. Não tenho dúvidas de que isso é um processo gradativo, e certamente leva tempo, o que nos leva a esperar e confiar Nele, pois está escrito que o final das coisas é melhor que o início delas. (Eclesiastes 7.8).

    Oro para que o Espírito Santo, nessa leitura, ministre seu coração e preencha-o de lindos sonhos. Pois Ele trabalhará para a realização deles, no maravilhoso nome de Jesus. Amém!

    — Eliezer Vilela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliezer! Nós somos muito gratas por ter esta oportunidade de ler os seus livros, de poder receber mais, de poder ter ainda mais convicção de que esperar vale a pena, principalmente descansar no Senhor e deixar as coisas aconteceram no tempo dele, sem nos desesperar ou achar que Deus esqueceu de nós, pois Ele não esquece de nenhum dos seus filhos. Ele quer está presente na nossa vida, na área sentimental também! Agradecemos muito por sua gentileza de nos enviar os livros também, muito obrigada. E suas belas palavras neste comentário são edificantes.
      Beijos e até!

      Excluir
  2. Oiii! Own que lindo!! Eu amei a sua resenha e fiquei encantada com a premissa do livro! Gosto de romances cristãos, acho muito legal as reflexões que podemos tirar. Fiquei curiosa para ler.beijos!
    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Suzana!
      Fico tão feliz que tenha gostado da resenha =D Sim, as reflexões são as melhores nestes romances <3 Espero que possa ler um dia, vale muito a pena!
      Beijos, linda.

      Excluir
  3. Oi Ruh!!
    Nossa, que lindo. Adoro livros cristãos, li um esses dias atrás e já deixo a recomendação pra vocês caso não tenham lido "Acima de nós".
    Mas gostei muito da forma como o livro foi escrito e da construção dos personagens.
    Adorei!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Ana!
      Ainda não li este, e eu vi a resenha dele lá no seu blog <3 Gostei muito! Espero ter a chance de ler um dia =D
      Beijos e espero que possa ler este também!

      Excluir
  4. Amei a resenha e me interresei pelo livro ��

    ResponderExcluir
  5. Bacana a resenha, com certeza você é a que mais conhece esse tipo de romance!
    Parece ser uma história bonita. beijos

    ResponderExcluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^