23/02/2016

pensamentos da vida | É educação mesmo, viu moço?

Cavalheirismo não se trata de feminismo, de machismo e achismos. Cavalheirismo é educação mesmo, e não importa o quanto alguns caras falem o tal (irritante): "Não queriam direitos iguais? Então chega de abrir porta do carro para as moças, chega de querer pagar a conta sozinho, chega de elogiar quando ela mudar de visual ou algo do tipo, chega disso tudo! Agora é cada um por si". Educação continua sendo educação.
 Eu estava em uma fila para lanchar, e soltei no ar: "As damas primeiro, né?!" Adivinha uma das respostas que me deram? Pois é, foi uma dessas irritantes e ridículas para um rapaz cristão estar falando: Não são direitos iguais? Então, pronto. 
E outra: Na fila da comida não tem essa coisa de mulher passar na frente. 
Respirei fundo e tive que engolir isso de dois rapazes cristãos. Pessoas tem confundido muito e generalizado as questões feministas que tanto vemos ao redor do mundo. Não é porque existem as extremistas que TODAS as mulheres são do mesmo jeito, okay? Uma coisa é concordar (antes mesmo de darem o nome Feminismo à essa luta por direitos na sociedade, existia a opinião própria, e foi por causa de alguma mulher que tomou posição que estas opiniões foram, finalmente, postas para fora) com alguns dos pensamentos ditados como feminista, e outra é você ser uma feminista de carteirinha, que apoia tudo que o pensamento feminista expõe. O post não é para se tratar sobre feminismo, já que eu não tenho muita noção do assunto, somente de algumas informações básicas, por isto, já corto para o ponto inicial, que é sobre o cavalheirismo que está em falta nos dias atuais, e pior ainda: que também está afetando os rapazes cristãos. 
Vamos para o significado de cavalheirismo para podermos refletir e debater sobre:
s.m. Ação, característica, atributo ou comportamento de cavalheiro; qualidade de quem demonstra gentileza, cortesia, civilidade. 
Friso: qualidade de quem demonstra gentileza. Ser um cavalheiro não significa ser feito de trouxa ou ser um trouxa, já que isto muitos rapazes têm levado na mente, mas sim ser gentil. Não estou falando romanticamente, mas sim na vida mesmo. Um exemplo que mais vejo por aí (que ocorre com muita frequência comigo) é quando vamos subir em algum ônibus, os homens empurram (nem sempre, mas vejo muito disso) e passam na frente da mulher, até mesmo se ela for idosa. Cadê a educação? 
Eu fico muito admirada quando um rapaz deixa (e ainda sorrindo!) as mulheres (incluindo todas as idades) subirem na frente no ônibus, claro, sem nenhuma segunda intenção, mas por educação mesmo. Quando o rapaz toma a iniciativa, agora romanticamente falando, de pagar a conta e não se aborrece (já que machismo ninguém merece e muito menos uma feminista extremista do lado) quando a moça pede para "racharem a conta" e entram em acordo. Li o início de um artigo nada a ver quando pesquisei o significado de cavalheirismo, lá dizia o seguinte: Só pode existir cavalheirismo em uma sociedade já profundamente, inerentemente machista. Não é possível ser cavalheiro sem ser machista.
Oi? Então ser gentil, ser civilizado é ser machista? Desculpe, não sabia disso. Rapazes, não se deixem levar pelo pensamento de que a mulher não quer ser agradada ou pelo menos um pouco 'mimada' por causa de algumas mulheres com pensamento errôneo sobre igualdade. Não deixe que o pensamento de "ah, tá achando que eu não trabalho? Tá achando que sou fraca?!" faça você parar de ser gentil, de ser amável com as mulheres! Você, rapaz cristão, deve conhecer o versículo que fala do amor que o homem tem para com a esposa. 
“E vós maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. (Ef 5,25) Bíblia de Jerusalém.

Olhe este amor que o marido sente pela esposa! Cara, é muito forte este versículo, tanto quanto o amor da mulher para com o esposo. Siga os passo de Jesus, homem de Deus! Jesus é um ótimo e perfeito exemplo de gentileza com as mulheres. Ele estendeu a mão para uma prostituta, Ele foi o revolucionário na época em relação as mulheres! Vamos dar valor a isto. Mulheres sendo maltratadas e sendo vistas como qualquer coisa... Isso está errado. Nós, cristãos, precisamos mostrar a diferença nesta sociedade em que tudo é época de modismo e logo esquecido. A gentileza não pode ser esquecida! Ser amável não pode tornar-se uma qualidade ruim ou chata. Não vamos generalizar. Nós, mulheres, gostamos de carinho, atenção e gentileza. Gostamos quando o rapaz é educado e não um ogro grosseiro. Igualdade na sociedade não quer dizer que a gentileza e a educação não valem mais nada, isto é um pensamento ignorante. 
Rapazes que já namoram: valorizem a moça que está com vocês! Respeite-a, seja um cavalheiro! Mostre a diferença e encha o coração dela de alegria e admiração. 
Rapazes que estão esperando: não é porque você está só que precisa ser um ogro que se transforma quando encontra o melhor de Deus. Seja cavalheiro sempre!
E por fim: moças, não deixem que alguns argumentos quebrem o seu valor! Nós somos mais que pedras preciosas, então é óbvio que precisamos ser tratadas como uma verdadeira dama em todas as ocasiões! Não só sendo valorizadas pelos outros, mas nós nos valorizando cada dia mais, porque não somos qualquer coisinha não. 
Mais cavalheirismo e menos ignorância, por favor!
E ah, não é só ser cavalheiro em palavras não, é ser cavalheiro também nas atitudes do dia a dia.
Fiquem na paz!
  

21 comentários

  1. Oie, adorei seu post. Super concordo contigo pois cavalheirismo é tudo é lindo de se ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Isamara!
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado =D
      É muito lindo a gente encontrar rapazes gentis e que tem noção sobre isso, entende? É muito massa!
      Beijos =)

      Excluir
  2. Olá Ruhh, tudo bom?
    Que texto maravilhoso. Assino embaixo, os homens estão se esquecendo do cavalheirismo, todas essas ações eu presencio no meu dia a dia. E me pergunto: Onde vamos chegar? O pior é que eles começam de lá de baixo, bem novos, as pessoas estão se esquecendo dos valores que devem ter.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Aline! Tudo sim, e com você?!
      Fico muito contente que tenha gostado do texto ❤
      Verdade, o cavalheirismo tem sido esquecido. E é na criação que os pais devem ensinar aos filhos (e filhas também!) sobre a gentileza. Ser gentil é uma qualidade que está se tornando "rara" :/
      Obrigada por ser fiel aqui no blog!
      Beijos =)

      Excluir
  3. Super concordo contigo Ruh!
    Nos dias atuais os homens tem esquecido de ser mais gentis.
    Sabe, eu particularmente as vezes até acho um pouco suspeito quando um cara usa se cavalheirismo, porque essa virtude está cada vez mais em falta.
    É triste pensar que os homens, e ainda mais os cristãos tem perdido essa essência, :(

    Amei ver a sua visita lá no Blog, te espero lá mais vezes.

    Beeijos
    http://heeythais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, sua linda! É sempre bom vê-la por aqui ❤
      Verdade, é até estranho às vezes, mas para mim, esse estranho é o bom, o de "Nossa, ainda existem homens assim! Aleluia!".
      Pois é, os meninos, a rapaziada tem que prestar atenção e exercer mais da gentileza com as mulheres mesmo, exercer a gentileza na vida! Igualmente a gente, meninas que sabem disso e têm consciência =)
      E eu que amei visitar seu blog! Já indo ver mais posts!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oiii meu bem <3
    Que texto maravilhoso, cavalheirismo infelizmente é o que falta no mundo atual :( gostaria muito de encontrar homens ainda assim, por mais que seja raro.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Morgana <3
      Pois é =( Os rapazes precisam entender que isto não é brega ou coisa do tipo, mas sim uma qualidade incrível e que se leva consigo para a vida inteira. Também gostaria, visse? Desejo muito presenciar (mais vezes) este ato tão lindo!
      Beijos!

      Excluir
  5. Muito boa sua postagem. Infelizmente, no nosso momento atual, não tem tanto cavalheirismo como acredito que tivesse antigamente, mas ainda assim, encontramos homens que são cavalheiros, rs.

    Beijos,
    Leia a resenha de "O escolhido"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Antigamente o cavalheirismo estava em cada esquina, mas claro que existiam homens bem grosseiros e rudes. Eu creio que o cavalheirismo possa voltar com força! São raros os homens com essa qualidade? São. Mas, eles fazem a diferença e pode impactar a vida de um outro =)
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Beeijos.

      Excluir
  6. Não usaria nem a palavra cavalheirismo, digo gentileza. Abrir a porta de um carro por gentileza, deixar alguém apressado furar a fila por gentileza. Honestamente, o cavalheirismo não me faz falta, o fato de algum homem sempre fazer algo por mim, mas a gentileza faz sim. Gentileza não tem gênero, todos podem praticar.
    Adorei o texto! Precisamos dos homens gentis de volta.

    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Ludmilla!
      O caso é que o significado (um dos pontos) de cavalheirismo é a própria gentileza. Eu quis tratar, neste post especificamente, sobre o comportamento masculino, mas é claro que também levamos para nós, mulheres conscientes e que sabem que gentileza é fubdamental e bíblico. O rapaz ter esta qualidade é lindo de se ver e uma das mais belas, devo dizer. Também, igualmente para as mulheres que usam e abusam da gentileza.
      Obrigada por comentar e pela visita!
      Beeijos

      Excluir
  7. Show de texto Ruuh. Tão triste saber que você foi tratada dessa maneira ogra por dois rapazes cristãos. CRISTÃOS! Inadmissível. Eu as vezes me sinto um Extra terrestre, nascido na época errada. Temos o lado imbecil dos homens que não são gentis e respeitosos, e o caso também das mulheres que acham que todo gesto de gentileza é com segundas intenções, homem gentil demais é atirador. (Coisas que já ouvi por aí) De verdade, pessoas que pensam assim são infantis. A gentileza está tão rara que vamos de um extremo a outro, infelizmente. Acredito que devemos ser educados em todo tempo, gentis, com as pessoas certas. Tem pessoas que não merecem nossas gentilezas; merecem nossa educação, mas não nossa gentileza. Ser gentil com quem não merece, é como jogar pérolas aos porcos. Mateus 7:6

    Bjs Ruuh, show de texto.
    andyverissimo.blogspot.com (Blog do Veríssimo)
    www.princesasadoradoras.com.br (Meninos Tambem Amam)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Andy! Muito obrigada <3
      Pois é, infelizmente isto ocorreu e creio que nunca me esquecerei desta cena (e que sempre irei relatar quando tratar sobre o assunto). Fiquei encantada com seu comentário, no qual você reconhece ser um cavalheiro (possui esta bela qualidade!) e que, infelizmente, pessoas ainda falam coisas errôneas à respeito deste assunto :/ Existem, realmente, mulheres que não diferenciam uma atitude 'atiradora' de um simples gesto de gentileza pura. São totalmente infantis, todas estas pessoas que pensam desse modo sobre a gentileza!
      Sim, com certeza. A educação é fundamental na vida de qualquer ser humano, porém, infelizmente existem aquelas que não levam a sério a educação e são vistas como grosseiras ignorantes.
      Ótimo ponto sobre tratar com educação e tratar com gentileza. Tem esta diferença, realmente! E pois é :/ Nós somos gentis e recebemos uma cara feia em troca ou algo pior, então o bom mesmo é ser gentil com quem merece a nossa gentileza e a educação com quem não merece nossa total gentileza, infelizmente.
      Obrigada por comentar! Ainda mais você, que demonstra seu cavalheirismo em tudo que escreve!
      Abraços e fica com Deus!

      Excluir
  8. Oii Ruhh devo dizer que simplesmente AMEI seu texto. Sou feminista e aqui na minha cidade, na faculdade, por exemplo, os debates são acirradíssimos e inúmeras pessoas confundem cavalheirismo com o ato do feminismo. Ou seria essa uma justificação para finalmente se livrarem das pequenas coisas que faziam por achar ser obrigação? Já vi até casos de uma mulher cair e o homem não ajudar por dizer que ela pode 'se levantar sozinha' porque não precisa da ajuda do homem por ser feminista. Vivemos numa sociedade extremamente extremista e isso é um absurdo!
    Amei o Blog, sério <3
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Déborah! Fiquei muito feliz em ler seu comentário, sério mesmo =D
      Pois é, infelizmente pessoas querem discutir sobre o assunto sem ao menos saber o significado de cavalheirismo ou mesmo sobre os pontos que são mais importantes no feminismo, no qual tenho pensamentos que coincidem com o movimento.
      Justamente! Existem homens que acham que é obrigação ser gentil, porém, estes enganam-se, já que gentileza é uma qualidade, não uma obrigação do dia a dia. A qualidade ninguém força, ela é natural e muda vidas!
      Fiquei horrorizada com este fato que você relatou no comentário. Isso é completamente ridículo! Atitude de um homem sem caráter e ignorante total (-_-)
      Um absurdo dos grandes mesmo!
      Muito obrigada pela visita, viu? Visitei o seu e gostei muito também =3
      Já, já vai ver meus comentários por lá.
      Beeeijos.

      Excluir
  9. Oii Ruhh, tudo bem? Boa tarde.
    Ameeei seu post.. De verdade. Super concordo com tudo o que você disse. Eu tbm gosto de ser tratada com gentileza. E os homens não tem que necessariamente serem ogros, gentileza ainda é algo admirável em um homem. Super necessário seu post, espero que muitos homens tenham a oportunidade de lê-lo. Beijão, linda! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Ingrid! Tudo sim, e você? Boa tarde =D
      Obrigada <3 Eu fico imensamente feliz de saber que gostasse do texto. Com toda certeza! Gentileza é algo admirável em todos, mas como estamos falando sobre os homens, é muito massa, não é? Um rapaz gentil é lindo de se ver!
      Eu também espero, espero mesmo que isso esteja ocorrendo.
      Beijos! Sucesso para você sempre =)

      Excluir
  10. Oie
    Amei o post e sou daquelas que antes de qualquer dito "feminismo" ama a gentileza e que tem certeza de que antes de qualquer coisa vem a educação, não só do homens, mas de nós mulheres também.
    Gentileza gera gentileza!

    Beijos^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Sabrina <3
      Educação é fundamental na vida de qualquer ser humano. E como você disse, gentileza gera gentileza sempre! Igualmente a educação =D
      Beeijos, linda!

      Excluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^