30/04/2016

Resenha Literária | O plano é o amor

Livro cedido por: Neiva Meriele
Título: O plano é o Amor
Autora: Neiva Meriele
Editora: Giz editorial
Número de páginas: 187
Sinopse: Giovana acabara de realizar um grande sonho: casar com Rick, o amor de sua vida, ela não poderia estar mais feliz. Mas essa nova etapa que tanto fantasiou começou a se tornar um grande pesadelo. Constantemente testada, ela vivia sem forças, sentia-se sugada e prestes a se entregar, a ponto de desistir de seu plano de felicidade. E, muitas vezes, sentindo-se abandonada, ela chegou ao ponto-limite de suas forças quando viu o caos se instalar em sua vida. Então, uma habilidade especial, algo que ela nunca deu muita atenção sobre si mesma, reapareceu, o sinal, algo que ela desejou, imediatamente aconteceu.
Pensou que tudo iria melhorar... 
Mas há um plano para ela. E Giovana sabe que ainda tem muito a aprender.
Venha se emocionar com uma história sobre o perdão, reconciliação e, sobretudo, a Fé.
Ooi, gente! Tudo beleza? Eu de novo ^-^ Estou muito contente por conseguir terminar a leitura de livros que eu estava ansiando para ler e conhecer a escrita, e claro, a Neiva não me decepcionou em nenhum ponto! Este livro é profundo, intenso e que te fará refletir sobre o que as pessoas são capazes de fazer para estragar a felicidade dos outros e afundarem-se num mundo escuro e cheio de maldade. Esse livro me surpreendeu de diversas formas, mas isso você saberá ao ler a resenha, vamos lá?!

Resenha 

Uma pequena observação: o livro é baseado em fatos reais, ou seja, os personagens são reais mesmo!
As apresentações do livro: Giovana achava que iria levar uma vida maravilhosa ao lado do único homem que amou e ama, Ricardo, ou carinhosamente chamado de Rick. Porém, o que ela acaba vivendo não é nem de longe uma vida em paz e tranquila ao lado do esposo, pois ambos acabam indo viver ao lado da tia de Rick, a venenosa Neli, mulher que o criou quando ele perdera os pais ainda muito pequeno. No primeiro capítulo, a Giovana está pronta para dar uma entrevista, que se trata sobre sua vida que se tornará um livro. Estamos no presente e a partir do segundo capítulo, somos levadas para o passado dela, conhecendo então as lutas e provações que ela precisou passar para poder ter, finalmente, sua vida tão sonhada ao lado do esposo e o coração alegre por ter terminado sua missão, que é justamente trazer a pior mulher que já conheceu para conhecer Aquele que nos traz paz e segurança, perdão e amor infinito.
"A ausência de algo importante e feliz  a nossa espera quando acordássemos e a privacidade que não tínhamos desde o primeiro dia em que nos casamos, há cinco anos, estava nos destruindo pouco a pouco." página 22
Todo o livro é narrado em primeira pessoa, exceto por uma parte em que a própria Neli confessa algo e narra o momento -- momento esse que me deixou embasbacada, me perguntando como existem pessoas que podem ser tão mentirosas e fazer a cabeça dos outros por conta da venenosa persuasão --, mas todos os outros a Gio que narra, nos convidando a conhecermos seu dia a dia com a megera, que sinceramente, pode ser comparada a uma bruxa bastante esperta! A cada novo capítulo eu ficava ainda mais chocada com as maldades que Neli falava com Gio, fazendo-a cair ainda mais num buraco escuro e triste, pois a vida que tanto desejava parecia cada vez mais longe de se tornar realidade. Confesso que achei algumas atitudes da Gio muito infantis, como não acreditar e encorajar o Rick com os sonhos dele ou mesmo tendo a consciência de que ambos precisavam se apoiar, mas também a entendo, porque ela já não tinha mais perspectivas de uma vida melhor, ela já estava quase aceitando viver daquele jeito, sendo tratada como uma empregada e sendo xingada pela Neli. 
Eu não cheguei a me irritar com Neli, que é uma personagem muito bem construída e que mais para a frente me levou a emoção e até mesmo alegria, porque é sempre bom vermos que Deus sempre estará disponível para nos perdoar e amar incondicionalmente, tratando feridas do passado.   
"- Por que você me odeia tanto, Neli?
- Preciso ter um motivo? É mais forte do que eu - ela respondeu meio irônica. - Você nem sequer foi capaz de dar a Ricardo um filho que ele tanto sonhou. O que há de errado com você? Era o mínimo que podia fazer pra compensar tudo o que ele fez por você, mas vejo que nem pra isso você serviu." página 53   
E ainda temos o caso da Gio não conseguir engravidar, mesmo eles sabendo que tanto ela quanto o esposo eram saudáveis, ela simplesmente não conseguia realizar esse desejo que ambos tinham e ansiavam. Eu gostei muito da Neiva escrever em primeira pessoa, porque nos dá a visão exata do que Giovana pensa e seus sofrimentos para conviver com Neli, que tentava a todo custo separar o casal, usando cada coisa como motivo para discussão, e claro, o sobrinho (ou filho, como ela o chama) precisa evitar essas brigas, pois não quer que a tia e a esposa se odeiem. Falando sobre Rick, eu achei que ele foi bem egoísta em certos pontos, porque ele acompanhava o sofrimento da Gio e nem para tomar a atitude de conversar com a tia, megera, sobre isso ou mesmo dar um basta! Tudo bem que ele dizia que devia muito para ela, porque fora Neli que o criou, mas me irritei com ele sim hahaha Tadinho, depois não teve como eu não me apaixonar por seu jeito doce e protetor, mesmo que em certos pontos não tenha feito o papel certo.  
Mas, o amor presente nesse livro é o principal tema, tanto tratando sobre o amor de Deus para conosco, como também a nossa escolha de amar o próximo como nós nos amamos. Gio tinha uma missão, e esta era justamente amar Neli como ela ama a si mesma e lutar contra os demônios que Neli carregava consigo durante anos, durantes anos de amargura, ódio e rancor, além de que a mulher vivia amaldiçoando alto pelos cantos! Eu fiquei muito tocada com as visões da Gio, principalmente quando ela ia desistir e dizia que nunca conseguiria amar aquela mulher. Essa parte me deixou com os olhos arregalados, porque a mensagem que vem depois é de nos surpreender mesmo! 
"Como era bom escolher o amor. O verdadeiro amor que Cristo nos deu, o maior mandamento." página 105
Amor, fé, perseverança e perdão fazem parte da mensagem que este livro nos passa, eu me emocionei junto com as personagens e aprendi que amar muda vidas! O perdão sempre está disponível, nós precisamos perdoar, porque vivermos nos condenando ou odiando os outros são os piores sentimentos que qualquer um pode ter. Pode levar até para a escolha do caminho que não é bom, pois esses sentimentos trazem algo negro, sem uma pitada de luz.
 Eu confesso que me surpreendi e creio que a história ficará viva na minha mente por um bom tempo! A escrita da Neiva, seus personagens, tudo! Eu estou mais que feliz, porque superou completamente minhas expectativas, sério mesmo <3 Com poucas páginas, Neiva conseguiu trazer as melhores mensagens sobre a escolha do amar e perdoar, mesmo que a pessoa seja uma total megera e venenosa! Amei muito o fato de a mudança de Neli ser devagar, não de um dia para o outro. Compartilhei com Gio a aflição que foi a sua (segunda) separação com o Rick, e bom, vocês vão saber o motivo se lerem! Eu fiquei um pouco revoltada, mas tudo bem hahaha Bobo, Rick! Bobo, Rick! 
"- É isso, Neli - finalmente confessei com humildade aproximando-me dela. - No mais íntimo de seu coração você é uma pessoa maravilhosa, você quer fazer o bem, mas dentro de nós existem dois lados, um bom e um ruim. Certa vez ouvi uma lição de um sábio que comparava esses dois lados humanos com dois cães: um é o bem, o outro, o mal. Eles vivem em uma eterna batalha, mas qual vencerá a guerra?
- Qual? - Neli perguntou curiosa.
- O que você alimentar mais - respondi e percebi que ela pensava a respeito do que eu falara. - Se você alimentar ódio, será o ódio que vencerá, entretanto, se você alimentar o amor, será o amor o grande vencedor. Pense nisso." página 121 
O livro não é só sobre um romance arrebatador entre um homem e uma mulher que não perderam a fé, mas sobre uma mulher que quer ajudar outra a encontrar a verdadeira paz, a encontrar o amor e conseguir perdoar a si mesma. É sobre superar os momentos difíceis e sempre confiar nAquele que tem o melhor para nós, nunca perdendo a fé de que Ele nos escuta e está conosco em todo instante. E a Gio é a prova viva disso! Ao invés de desistir, ela persistiu e lutou contra todos os desejos ruins e contra o ódio de Neli, que na verdade não era nem sobre Gio, mas sim algo que ela alimentou há muito tempo por causa de um momento marcante na vida dela. Fiquei muito feliz com o final de Neli e do nosso amado casal, Rick e Gio! Neiva, você soube como me viciar na leitura, terminei em um dia e algumas horas rsrs ^-^ Uma leitura deliciosa e fluída. 
Sobre a diagramação: encontrei pouquíssimos erros de revisão, o que me deixa imensamente feliz; as páginas são amareladas; a fonte ótima para a leitura; a cada novo capítulo tem a imagem do casal na capa em preto e branco e um versículo incrível, amei isso! A capa é maravilhosa, não tem como não se apaixonar e temos ela toda em preto e branco no começo e no fim do livro! A Giz Editorial fez um ótimo trabalho mesmo =)
Não se engane, este livro merece ser lido por todo mundo, independente de religião, você pode ter certeza que irá se sentir tocada(o) por cada novo capítulo! Uma incrível história, garanto.
Espero que tenham gostado da resenha <3 Fora escrita com muito amor e eu tentei, sério, não deixá-la enorme hahaha 
Beeijos.
Compre já o seu: Saraiva // Livraria Cultura // Giz editorial 



18 comentários

  1. Olá,

    Eu tenho fugido um pouco de romances e embarcando mais no gênero da fantasia, mas fiquei muito interessada nessa história, principalmente por se tratar de uma história baseada em fatos reais, o que me deixa curiosa e ao mesmo tempo temerosa, não quero ler livros tristes no momento. Achei a capa bem bonita, me lembrou os livros do Nicholas Sparks e gostei dos valores que você falou que o livro passa. Espero poder ler em breve.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Vivianne!
      Só gênero bom <3 Sim, parece que se torna mais tocante ainda por saber que foi baseada em fatos reais. Não é triste, porque não tem final trágico como a maioria dos livros de Nicholas Sparks hahaha Garanto que não irá se arrepender, vale muito a pena a leitura!
      Beijos

      Excluir
  2. Que resenha linda, Ruhh. Eu me emocionei lendo-a e me diverti também, porque sim, o Rick foi fraco em muitos momentos. Aliás, se eu escrevesse uma duologia com o "depois" (só uma suposição rsrs) você conheceria um Rick bem mais imponente. O que comprova que as provações nos fazem mais fortes.
    Você abordou pontos interessantes do livro e conduziu sua resenha de uma forma muito linda. Parabéns pela resenha e obrigada pelo carinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neiva, muito obrigada pelas suas palavras. E pois é, o Rick foi um bobo! hahaha
      Essa suposição acaba comigo, já que aquele "fim..." me deixou desconfiada <3 Mas por enquanto estou muito satisfeita com o desfecho do livro, mas ainda assim estarei com esperanças =3 E verdade! Amaria vê-lo assim, na verdade, mais assim, porque já no final notamos a diferença.
      Muito obrigada!
      Bjs

      Excluir
  3. Eu já estava querendo ler esse livro da Neiva e agora eu quero um o mais rápido possível!!!
    Amei a resenha, Ruhh. Você descreveu o livro muito bem, a história é linda.

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Sa!
      Muito obrigada <3 Espero que você possa ler logo, é um amor e a lição é de nos levar para uma reflexão bem legal sobre a vida e escolhas.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi, a sinopse não me atraiu e por ser um livro com uma pegada religiosa, eu não leria, já que não curto esse gênero, e mesmo gostando da sua resenha e achando-a bem esclarecedora, eu deixaria passar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ah, que pena :c É um livro ótimo. Como coloquei na sinopse: mesmo para quem é de outra religião ou mesmo até sem, as reflexões são ótimas.
      Beeijos, e espero que dê uma chance mais tarde ^-^

      Excluir
  5. Olá,
    Eu li esse livro ano passado e fiquei encantada.
    Sempre ouvimos falar que as palavras têm poder; muitas pessoas ignoram e não ligam. Essa narrativa nos mostra tão claramente isso, que muitas vezes fiz reflexão da minha vida. Pois somos responsáveis por tudo que sai da nossa boca, se pode ser benção então que seja benção.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Exatamente <3 Precisamos observar o que falamos, sentimos, etc. Esse livro me levou para várias reflexões sobre minhas escolhas e atitudes. Muito bom!
      Bjs e obrigada.

      Excluir
  6. Olá, faz um tempo que conheci esse livro mas ainda não o li. Acho a capa tão linda e a história parece ser muito boa. Acho que é um livro cheio de reflexões mesmo sem ter lido eu percebo isso nas opiniões que vejo por aí. Gostei da resenha e do seu blog. Ainda não conhecia o blog e achei bem fofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! A capa é impressionante, fizeram um belo trabalho. Muito obrigada pelos elogios e pelo doce comentário <3
      Espero que possa ler o livro e que seja tocada por cada palavra.
      Beeijos

      Excluir
  7. Que resenha mais linda!!!
    Eu li A Hora da Verdade, da Neiva e simplesmente amei o livro, este está na meta de leitura, creio que ainda este mês vou ler e fazer minha resenha.
    Espero poder sentir tantas emoções quanto você sentiu e conseguir expressar todas elas através das palavras, como você fez.

    Abraços.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Muito obrigada por suas palavras ^-^
      Tenho vontade de ler "A hora da verdade", e espero gostar também! Vou esperar sua resenha sair também ;)
      Beeijos e espero que possa se emocionar assim também.

      Excluir
  8. Oi

    não costumo ler romances quase nunca, então apesar de a sua resenha estar super legal, a premissa não me conquistou não...de repente mais lá pra frente eu leia....mas agora eu passo a dica!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Denise!
      Espero que mais lá para frente você possa conhecer, porque é um enredo muito marcante!
      Beeijos

      Excluir
  9. Oi Ruhh

    Gostei muito da capa desse livro e da premissa também.
    Eu adoro ler histórias reais e confesso que já tive uma Neli em minha vida por isso me tocou bastante a história de Gio.
    Vou procurar para ler. Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Fernanda!
      Caramba, então eu acho que a leitura iria fluir muito bem, já que você se identificou.
      Beeijos e muito obrigada!

      Excluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^