28/04/2016

Resenha Literária | Sexualidade da mulher cristã

Título: Sexualidade da mulher cristã 
Autoras: Janeide Andrade; 
Paumarisa Vieira; 
Josipléssis Marques; 
Rosali Melo Pinto; 
Durvalina Bezerra
Editora: Visão Cristocêntrica
Número de páginas: 118
Sinopse: Uma das coisas que mais chama a atenção do ser humano é a palavra "sexo". O que essa palavra tem de mistério e prazer, tem também de distorções e ensinos errôneos a seu respeito.
Esse livro vem somar com outras literaturas cristãs acerca de sexualidade, embora estejamos focadas na sexualidade da mulher cristã. Nesse período de varias transformações sociais a que a mulher está sendo submetida, a área da sexualidade vem sofrendo grandes transformações. Por isso, a mulher cristã deve ser orientada pela Palavra de Deus a desenvolver uma sexualidade bíblica, que vem acompanhada de prazer, alegria, satisfação e comunhão com Deus. 
Ooi, gente abençoada! Tudo beleza? Eu ainda estou tentando achar as palavras certas para falar sobre esse livro. Uma delas com certeza seria incrível! Eu iniciei o livro sem muitas expectativas, pois eu julguei as autoras antes mesmo de ler o primeiro parágrafo, pois achava que não iria me agradar com certas coisas tratadas sobre o tema. Sim, eu fiz isso... E peço perdão a Deus por tê-las julgado assim! Mas, como Ele é perfeito e vive nos surpreendendo, este livro fora uma lição para mim e creio, com alegria, que irá te surpreender bastante e te levar para diversas reflexões sobre a nossa sexualidade. 

Resenha

As apresentações do livro: cada autora tem seu próprio capítulo, algumas com mais de um e eu confesso que esta maneira de divisão me agradou bastante. Cada autora é de uma área, seja ginecologista até uma missionária. Foi uma doce surpresa me deparar com um ensino tão massa, tão bem interpretado e com as verdades ditas sobre o sexo.
"Uma das coisas que mais chama a atenção do ser humano é a palavra "sexo". O que essa palavra tem de mistério e prazer, tem também de distorções e ensinos errôneos." página 5 
A cada novo capítulo, a surpresa me fazia sorrir de felicidade e eu concordava a cada novo parágrafo, pois, infelizmente, muitas mulheres cristãs vivem uma vida sexual baseada no machismo e nos achismos que muitos colocaram sob a Palavra de Deus. As várias interpretações erradas fora justamente por conta do egoísmo do ser humano e de sua mania de acrescentar suas próprias opiniões sobre cada versículo, indo contra o que a Bíblia realmente diz e nos ensina sobre diversas áreas. 
"CONCEITOS EQUIVOCADOS SOBRE SEXUALIDADE: mero ato sexual; reprodução; prazer reprimido; pecado; ato moralmente condenável e sujo." página 21 
Muitos pensamentos que o sexo é obrigação enchem as cabeças de várias mulheres cristãs pelo mundo. O conhecimento de que sexo é só para o prazer masculino faz com que muitas mulheres sofram emocionalmente e isso, com certeza, traz graves consequências. Elas explicam, sempre usando como base a Bíblia e conhecimentos adquiridos em suas profissões, sobre várias áreas que envolvem o sexo, que envolvem a sexualidade tanto da mulher quanto do homem, mas claro, o foco sempre em nós, mulheres, que às vezes ficamos envergonhadas de conversar sobre um assunto tão importante e que existem ainda vários tabus para muitas. Também falam sobre mulheres que se entregaram antes do matrimônio, de mulheres que já adulteraram e a forma como abordaram é de dar palmas, pois a maneira como escreveram é de aquecer o coração e de saber que há um Deus que está conosco, que nos ama e perdoa quando nos arrependemos de coração. 
"A ausência de informações adequadas pode gerar expectativas ilusórias sobre o ato sexual, sobre o cônjuge, sobre o orgasmo e a própria sexualidade em si, podendo causar sentimentos de frustração, autocondenação, baixo autoestima ou amargura com relação ao cônjuge..." página 22 
As explicações são ótimas, não há religiosidade! Não há rodeios e formas de tentar evitar falar sobre sexo, palavra que muitas mulheres cristãs coram ao falar ou ouvir, dizendo que não é bom falar sobre. Bem, melhor falar dentro da igreja do que se ouvir conceitos errôneos sobre sexo no mundo, não acha? O ensino sobre a sexualidade da mulher é fundamental tanto para adolescentes quanto para mulheres que não tiveram a oportunidade de conhecer que o sexo vai além do que apenas um ato de unir-se com o esposo, vai além das sensações do momento. Gostei bastante da maneira como abordaram sobre os sentimentos, sobre as emoções das mulheres em relação ao sexo, em relação a diversos pensamentos que correm nas mentes, sabe? Têm testemunhos que me fizeram arregalar os olhos por saber que muitas mulheres, realmente, não sabem o significado do sexo, achando que é somente para agradar e que é seu dever. Sabiamente escrito, esse livro muda vidas!
"Sexo não deveria ser visto pela mulher como mais uma das tarefas domésticas." página 29
Fala sobre como abordar o assunto com os filhos, como refletir sobre a sexualidade da mulher solteira -- por conta das pressões da mídia, da família e amigos --, e ah, várias coisas que vocês irão saber se lerem! Um livro muito edificante, um livro que fará seu pensamento sobre sexualidade mudar ou acrescentar mais conhecimentos bons sobre o tema. 
Chega de achar que sexo é pecado, sujo ou uma obrigação! Sexo foi criado por Deus, e tudo que Ele cria é bom ^-^ Chega de mulheres sofrendo por condenação ou lembrando dos erros passados na área sexual. Moça, Deus está com você! Um livro para enriquecer, com certeza, a vida de muitas pelo mundo.
Sobre a diagramação: as páginas são brancas; a fonte é ótima para a leitura; a capa está maravilhosa e combinou muito com o tema abordado; as orelhas traz informações sobre Janeide Andrade e sobre a editora; só o que tenho a me queixar são os erros de digitação e pontuação em um dos últimos capítulos e em alguns outros, não fiquei realmente incomodada, mas são detalhes que precisam ser vistos com mais cuidado; fora isso, está muito bom, a editora fez um bom trabalho.
Eu espero, de todo meu coração, que após ler esta resenha, você possa comprar, ler e se deliciar com as demais surpresas que este livro traz para nós, para nosso conhecimento. Espero que você possa entender o que Deus verdadeiramente quer para nós na área sexual, entendendo que a vontade dEle é boa, perfeita e agradável para nós, e isso envolve o sexo, um ato de união, um ato de compreensão de ambas as partes sobre seus limites e um ato que vai mais nas íntimas emoções de cada um. 
Que Deus te abençoe cada dia mais! Beeijos.

Alguns outros quotes:

"Que tenhamos compreensão e respeito aos limites de cada um, e também aos nossos próprios limites..." página 45
"Cuide-se, ame-se e desfrute da vida com seu amado." página 48
" 'Até que a morte nos separe' é uma frase que tem sofrido alterações na presente geração. Podemos acrescentar à frase anterior ainda: até que as finanças nos separem ou até que a incompatibilidade de gênios nos separe ou, ainda, até onde 'eu' for feliz." página 51
"Deus Se agrada tanto do sexo, que não só criou os órgãos sexuais como também colocou o desejo sexual na nossa natureza. Por isso, não devemos achar que o sexo é algo feio ou imoral, pois, dentro do casamento, ele deve ser desfrutado." página 81
Conheça a editora: http://visaocrista.org.br/
Você também pode encontrar o livro numa das livrarias locais da sua cidade chamada Luz e Vida.


40 comentários

  1. Oi Ruhh, não conhecia a editora e nem esse livro, mas fiquei super curiosa com o desenvolvimento. Por sua resenha, percebi que deve ser bem intensa e ao mesmo tempo compreensiva. Gosto muito de conferir títulos assim, e adorei também os quotes citados acima.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Fer! É uma leitura ótima e bem fluída, já que aborda assuntos muito interessantes.
      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. Olá ,assim como a Fer não conhecia nem o livro nem a editora porém achei bem legal o tema abordado no livro ,um tema que para muitas pessoas é considerado tabu e como você disse cada uma tem um capítulo ou seja isso pode nos proporcionar pontos de vista diferentes e eu gosto disso . Parabéns pela resenha .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Verdade, o tema é ótimo e para quem quer ter mais conhecimento sobre, é uma ótima indicação ;) E é mesmo, foi ótimo fazerem desse jeito =D
      Beeijos e muito obrigada.

      Excluir
  3. Oi Ruhh, menina mais uma aqui q não conhecia o livro nem a editora, vivendo e aprendendo... Gostei bastante dos quotes que você selecionou, me parece ser uma leitura bem rápida, gostei da dica

    P.S. Eu acrescentaria tbm até que a sogra os separe kkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos
    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Aline!
      É uma leitura muito boa, recomendo ;) hahaha Gente, você e a zueira, né?
      Beeijos

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Não conhecia a editora (igual as meninas aqui em cima), mas gostei bastante da premissa do livro. É um assunto que precisa ser abordado, por ser considerado um "tabu" e por trazer várias inseguranças para nós, independente da religião. Vou anotar a dica :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Tudo sim, e você?
      Gente do céu, geral sem conhecer hahaha Mas, ainda bem que pude ser a primeira a mostrar para vocês a editora, que não é muito conhecida mesmo (eu mesma não conhecia) <3
      Verdade! Independente de religião, por isso acho muito massa esse livro ;)
      Beeijos

      Excluir
  5. Oiii linda, tudo bem?
    Que livro incrível, eu não tenho total entendimento disso que o livro aborda, então com essa sua resenha pude conhecer melhor e iria adorar conhecer profundamente, adorei os quotes e as fotos <3 arrasou!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Morgana <3 Estava com saudades dos seus comentários!
      Tudo sim, e você?
      Muito obrigada e espero que possa ler um dia, viu? Vale muito a pena.
      Beeijos

      Excluir
  6. Oi, não conhecia o livro e nem a editora, mas sei que não leria, já que não gosto de livros religiosos, mas mesmo assim, gostei da sua resenha, e acho que para quem gosta é um prato cheio, mas para mim, não funciona.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Eu não costumo chamar de livros religiosos, porque me faz pensar que impõem algo errado e que não vivem o que escrevem hahaha Mas, entendo ;D Muito obrigada e fico feliz que tenha gostado da resenha, viu?
      Beeijos

      Excluir
  7. Acho muito importante conversarmos sobre o tema e que se escreva sobre o tema, principalmente para os jovens. Concordo com algumas coisas que li aqui, principalmente as contra o machismo e a objetificação da mulher. Sobre o sexo ser antes ou depois do casamento acho que é da escolha de cada um, e toda escolha deve ser respeitada. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Thamiris! Sim, principalmente para jovens, já que o conhecimento sobre sexo tem sido errôneo para a maioria :c
      Com toda certeza! O respeito é a base para a harmonia entre as pessoas, então total respeito para com a escolha de cada um.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjs

      Excluir
  8. Olá,

    Gostei muito do tema abordado no livro, principalmente nesse momento histórico que estamos vivendo, saber um pouco mais sobre a sexualidade e como ela explorada através de grupos religiosos é muito interessante. Esse é um livro que eu consideraria ler hoje, agora, qualquer dia, porque é realmente algo para se refletir e aprender. Gostei dos capítulos serem de várias autoras, de diferentes áreas, isso é muito bacana, sério. Vou tentar adquirir o meu em breve. Fico feliz que você tenha gostado da leitura.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivianne!
      Sim, é muito interessante mesmo ^-^ Com toda certeza esse livro traz um conhecimento mais amplo sobre a sexualidade da mulher e outras áreas. Espero que possa ler mesmo, vale muito a pena!
      Bjs

      Excluir
  9. Nossa, nunca tinha ouvido falar deste livro...
    Achei os quotes maravilhosos e me parece ser daqueles livro para se ter na cabeceira da cama e de vez em quando dar uma lida novamente!
    Gosto muito de livros assim!

    Vou colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Sim, ele é <3 Com certeza estarei relendo nos próximos anos ^-^ Coloca mesmo!
      Beeijos

      Excluir
  10. Olá linda,
    Boa temática e me lembro quando eu era cristã protestante e vivia discutindo sobre sexualidade e amavam ficar me chamando de "ovelha negra" pelas minhas opiniões divergentes e nada convencionais com a Igreja e foi por isso que deixei esse lado da religião e vivo livre desses falsos moralismos e repreensões desnecessárias.

    O ser humano nasce livre e a sociedade faz o favor de condená-lo ao aprisionamento.

    Hein, vi que você é cristã e tenho muitooooos livros dessa área e como já li todos queria saber se você quer alguns deles?
    Se quiser me manda um email(jhoaniceoliveira@gmail.com)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Joanice!
      Fico triste por pessoas serem tão religiosas ao ponto de não conseguirem discutir sobre sexo, já que é um assunto muito importante e que deve ser falado (e muito) nas igrejas hoje, porque muitos jovens tem sofrido e não entendido sobre a própria sexualidade e acabam aprendendo isso no mundo, o que não é o que Deus quer, certo? Creio que você encontrar um templo (pois nós somos a igreja) em que você se sinta bem, seja uma boa coisa. Espero que possa voltar!
      Somos livres, porque Jesus nos libertou e pois é, muitos ainda colocam suas próprias opiniões em cima de versículos da Bíblia, infelizmente.
      Ah, sim! Gostaria de saber os títulos ^-^ Vou entrar em contato!
      Beeijos

      Excluir
  11. Olá!
    Não conhecia a editora mas achei a premissa bastante interessante, apesar de não ser o tipo de livro que tenho o costume de ler. Acho esse tipo de discussão extremamente importante. Infelizmente a mulher é vista até hoje como objeto sexual e o sexo, para muitos, só tem a função de reprodução. Acho esse tipo de pensamento realmente absurdo e ultrapassado, para não dizer ignorante. Acredito que independentemente da religião, esse livro pode ser uma boa pedida pelo cunho informartivo e pelo assunto abordado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Sim, exatamente. Independente de religião, a leitura desse livro é para enriquecer os conhecimentos sobre sexo. Creio que para quem sabe seu valor para Deus, vai gostar bastante da leitura, que é muito fluída, ainda mais sobre um tema que para muitos ainda é tabu e motivos de vergonha quando se fala a palavra sexo.
      Beeijos

      Excluir
  12. Não sou o público alvo da postagem, mas tenho que te dar os parabéns por compartilhar essa resenha! Achei maravilhosas as citações!
    Continue com seu ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Lucas!
      Muito obrigada e a leitura, até para os homens, é de rico conhecimento sobre o tema ;) Saber como muitas mulheres se sentem é fundamental para um homem saber como ajudar e apoiar.
      Muuuito obrigada por suas palavras.
      Abraços!

      Excluir
  13. Oie
    muito legal e interessante a leitura, faltam livros mais direcionados a esse assunto, fiquei bem curiosa e se tiver oportunidade irei ler sim, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! A leitura foi ótima, eu com certeza recomendo ^-^ Espero que tenha a oportunidade mesmo <3
      Bjs

      Excluir
  14. Oii Ruhh, tudo bem? Estava preparada para dizer que esse não é meu tipo de livro, por ser religioso, mas sua resenha mudou essa visão minha sobre ele! Que legal! As autoras abordam o tema com muita propriedade, muita liberdade! Fiquei bem interessada em ler. ótimo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Tudo sim, e você?
      Verdade, a liberdade que as autoras tem nesse livro é muito massa. De primeira eu achei que seriam ideias religiosas, ou seja, que não são de acordo mesmo com a Palavra e sim opinião delas sobre o assunto. Eu as julguei antes de ler o primeiro parágrafo, e eu peço perdão a Deus por isso, porque ler esse livro foi incrível e muito edificante. Espero que possa ler um dia!
      bjs

      Excluir
  15. Oie

    Eu tb já julguei o livro antes de ler e o bom foi que fiquei surpreendida depois.
    Eu não conhecia esse e achei incrível. Com certeza gostaria de ler.
    Adorei os quotes escolhidos.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!
      Espero que possa mesmo, é surpreendente <3 Beeijos e obrigada.

      Excluir
  16. Oi amor. Primeira vez que eu vejo uma obra sobre o assunto. Eu creio que todo assunto deve ser abordado, inclusive esse tipo de assunto, para as pessoas entenderem melhor. E sobre o sexo ser antes e depois do casamento, creio que deve ser da escolha da pessoa, confesso que minha escolha não foi esperar, mas se tivesse sido, gostaria de ser respeitada por qualquer atitude.
    Gostei demais da resenha.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Sim, com certeza. É um tema bastante importante para todos saberem mais ^-^
      E claro, respeito é a base da harmonia, então independente das suas escolhas, precisamos respeitar e amar <3 Obrigada.
      Bjs

      Excluir
  17. Oi Ruhh. Não conhecia este livro e nem a editora. É bom saber que existem livros sobre isso, que possam ajudar as mulheres a se conhecerem e a saberem que o sexo não é uma obrigação no matrimonio. Tem um livro chamado Direto ao ponto do autor Kevin Leman que também trata desse assunto, vale a pena conferir. É da editora Mundo cristão! beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Ruh , realmente no mundo cristão existe ainda muito tabu em relação a isso , sou cristã e sei que na igreja basicamente é um assunto evitado mesmo que não seja titulado como proibido , não conhecia a autora mas adorei a resenha , e a forma como você passou para os leitores , os trechos e sem duvida deixará muitos com vontade de ler , espero em breve poder desfrutar da leitura :$

    ResponderExcluir
  19. Olá, parabéns pela resenha, achei muito legal o livro tratar desse assunto, já que a questão da sexualidade, principalmente feminina, é considerada um tabu mesmo nos dias atuais. Apesar de não ser o tipo de livro que eu leria, por minhas escolhas e pelas coisas em que acredito, acho um tema legal a ser tratado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi

    não conhecia o livro e achei bem diferente....um tema complicado hoje em dia embora pareça que não é....

    muito interessante a sua resenha!!! Gostei...

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi! Achei seus comentários bastante interessantes... realmente, existem pessoas que tem medo de falar sobre essas coisas, mas o relacionamento íntimo dentro do casamento é algo sublime nos dado pelo Pai Celestial para unir o casal, para que desfrutem de um momento único juntos, para serem mais felizes... sempre juntos. É algo muito sagrado e não para ser tratado como uma "tarefa" ou para satisfazer os desejos de um dos dois.

    Também tem a questão de que muitos abordam o tema com muito desrespeito e vulgaridade. Mas, pelo que você disse, parece que foi abordado de forma suave e respeitosa. Bom saber que existem pessoas preocupadas com isso. Interessante.

    bjos - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom? Nunca tinha ouvido falar do livro nem da editora, mas, pela sua boa surpresa, acho que seria um livro para o qual eu daria uma chance! Gostei da temática abordada pela autora com tamanha liberdade e propriedade e isso fez com que quebrasse um certo preconceito que surgiu em minha mente quando vi o título do livro. Parabéns pela resenha e simplesmente amei os quotes escolhidos!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  23. Olá Rute, tudo bem?

    Achei muito interessante a ideia do livro. Faz-se sim necessário a quebra dessa tabu onde a mulher não pode falar e, muito menos fazer sexo. Vivemos em um mundo moderno, onde certos conceitos sobre tal assunto devem ser quebrados e visto de outra maneira. Não sou religioso, mas sei que estes tabus são bem mais fortes dentro das religiões/igrejas. Este sim seria um bom livro a ser aplicado aos jovens que frequentam/seguem alguma doutrina religiosa.

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  24. Oi.

    Bem interessante o conteúdo do livro, até agora não li nada com essa pegada. Uma leitura necessária para muitas pessoas. Gostei de conhecer o livro, dica anotada!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^