18/05/2016

Resenha Literária | Mentira perfeita

Livro cedido por: Verus editora
Título: Mentira perfeita 
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus Editora
Número de páginas: 461
Sinopse: Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for.
Júlia faria qualquer coisa — qualquer coisa mesmo! — por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera — e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil?
É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente...
Ooi, gente! Novamente, eu não demorei nada, não foi? Ler esse livro foi uma doce surpresa para mim, que estava querendo ele desde que soube do lançamento. Como expliquei aqui (no Li até a página 100 e...), esse é o meu "primeiro" contato com a escrita da Carina Rissi, e devo dizer que amei muito! Para não me demorar nesta introdução, vamos logo para a resenha.

Resenha

As apresentações do livro: Júlia é programadora e trabalha no setor de TI em uma agência chamada L&L (você fica sabendo mais em Procura-se um marido, pois a dona de tudo agora é a Alicia, personagem principal do livro que citei), ama o que faz e mais ainda sua tia, Berenice ou mais intimamente, Tia Berê. 
Tudo estava indo bem, até ela descobrir que sua tia havia passado mal e estava no hospital. Berenice sofre de doença cardíaca e precisa urgentemente de um novo coração, e é claro que Júlia ficaria extremamente preocupada, sem saber o que fazer, perdida. Porém, após uma mentira que iniciou-se com Dênis, o melhor amigo de Júlia, Tia Berê faz de tudo para sobreviver e após a mentira crescer ainda mais, sendo criada uma história típica de cinema, Júlia se vê em uma situação constrangedora e que poderia prejudicar ainda mais a saúde da tia: contar a verdade e matar Tia Berê ou continuar com a mentira de que tinha um namorado e que ele logo a iria pedir em casamento. 
"- Eu só queria que você demonstrasse por alguém de carne e osso a mesma paixão que tem pelos seus programas de computador. - Ela esfregou o peito.
Ah, droga.
Eu me virei, pronta para disparar porta afora, quando Dênis interveio:
- Mas isso mudou, dona Berê! Júlia, você não contou para a sua tia que está namorando?"
Júlia não queria magoar a tia, que subitamente ficou com a saúde estável após toda a mentira sobre um suposto namorado perfeito. O sonho da dona Berê era ver a sobrinha -- ou posso dizer filha, pois fora ela quem criou Júlia desde muito pequenina -- em um vestido de noiva (e confeccionado por ela!) e com uma festa mais que perfeita de casamento. A sobrinha não queria destruir o sonho da tia, acabando por se meter na pior (ou melhor) aventura de sua vida. 
Marcus... Ah, Marcus. Após um terrível acidente, Marcus se vê em uma cadeira de rodas, tendo que depender dos pais e do irmão em algumas atividades, o que o deixava e deixa muito irritado, porque a proteção excessiva (mas que nós compreendemos e ele também) de sua mãe o faz pensar que é um incapaz, um inválido, o que tenta provar para si mesmo que não é. E não é mesmo não!
Marcus voltou a fazer faculdade após ir morar no apartamento do irmão, Max, que está de casamento marcado (se não gosta de spoiler, é melhor ler o Procura-se um marido primeiro, para saber do relacionamento de Max e Alicia), mas Marcus não quer atrapalhar a privacidade do irmão e da cunhada, querendo o mais rápido possível ter seu próprio apartamento... Só que há um porém: seus pais não confiam nele sozinho em um apartamento, e a única solução para isso acontecer é Marcus arranjar um cuidador para estar com ele. 
E bom, nós já podemos adivinhar o que ocorre em seguida, não é? Marcus e Júlia acabam se encontrando, e eis que mais mentiras chegam e se entrelaçam, cada um buscando o seu propósito: Júlia precisava de alguém para fingir ser seu noivo (namorado) e Marcus precisava de alguém para fingir ser seu cuidador... E como Marcus não é bobo e nem nada, bolou um plano e as aventuras começam a rolar no decorrer da leitura. 
"Meu Deus! Eu estava realmente cogitando aceitar aquela proposta maluca?"
Eu confesso que após os dois terem ficado juntos, a leitura se tornou um pouco lenta, mas não que eu não tenha gostado, mas as coisas ficaram mais devagar. Creio que a Rissi não precisava ter colocado mais obstáculos para "separar" o casal, porque deu a impressão de que algumas situações foram forçadas, mas eu ri com algumas delas e me emocionei muito com uma e achei que a personagem se recuperou muito rápido, mas sei que esse não era o foco da autora, por isso não me incomodou tanto. E ah! Um ponto que não posso deixar de falar sobre a Júlia: me identifiquei muito com ela (também falei aqui) e com sua personalidade, além do fato dela usar óculos e passar por momentos que só quem usa sabe a sensação rs Mas, achei que a autora errou em colocar uma ingenuidade extrema na personagem, e isso por ela não ter percebido a atração que sentia por Marcus. Qual é?! Ela já tinha namorado, já tinha transado, e de repente deu uma de doida e não sabia o que estava sentindo? Confesso que ri muito com uns momentos dela questionando o que era, mas chegou um ponto que me irritou um pouco e isso só aconteceu após a página 100. 
Mesmo com esse erro, a personagem não deixa de ser marcante e única, realmente. Não deixa de ser real, principalmente sobre a relação dela com a Tia Berê. Marcus é um personagem que nos deixa com um pé atrás, mas que logo nos conquista e nos faz torcer por ele, mesmo que em alguns momentos a gente queira socar a face dos dois, tanto de Júlia quanto de Marcus, que são dois cabeças duras. 
Por fim, a escrita da Carina Rissi é maravilhosa, viciante e muito bem escrita, aquela que nos conquista logo na primeira página. Seus personagens tem a sua parcela de humor e intensidade, o que faz a gente ficar mais próxima deles. Um livro sobre amizade, amor e família. Eu recebi muitas mensagens nas entrelinhas desse livro! O amor entre pais e filhos, o amor entre amigos e a luta por querer ver o outro sorrir, o outro contente. Não sei se é o melhor livro da Carina Rissi, mas creio que irei me apaixonar mais por "Perdida", porém, esse está na minha lista de releituras <3 
Marcus, infelizmente, não está na minha lista de melhores personagens masculinos, mas é marcante e intenso, ele foi um personagem bem construído e que traz os pensamentos de alguém que se encontra em uma cadeira de rodas, o que foi muito interessante. Júlia também não está na minha lista de melhores personagens femininas, mas me tocou muito o amor que ela sente pela tia e o amor que descobre mais para a frente... Ela é forte, mas tem seus momentos de fraqueza, o que a tornou muito intensa também. 
"Eu nunca me senti tão ligada a alguém como naquele instante. Era como se Marcus fizesse parte de mim e eu dele.
Era assustador.
Era maravilhoso."
Sobre a diagramação: as folhas são amareladas; a fonte é boa (mas para mim que tenho um probleminha de vista às vezes me incomodou por ser um pouco pequena ao meu ver rs) e teve algumas palavras que foram apagadas, mas não atrapalhou muito; as orelhas trazem informações sobre a história e sobre a autora, a largura é boa para segurar só algumas páginas (maldade usá-las para segurar muitas folhas, acaba estragando a capa haha); a capa é muito, muito bonita; encontrei poucos erros de revisão. No geral, a Verus arrasou! Estão de parabéns ^-^
A leitura foi fluída, uma leitura gostosa e finalmente conhecer a escrita da Carina Rissi me aquece o coração! Amei, e já vou logo ler "Perdida", que é outro título que tenho da autora na estante :3 Esse livro foi uma surpresa muito boa e quando chegou o final, confesso que fiquei com gostinho de quero mais, mesmo com os pontos que falei anteriormente rs
E eu espero que vocês tenham gostado da resenha! Se você já leu, me conta aí o que achou =D 
E para você que ainda não leu: corre e compre o seu, vale a pena! 
Beeijos.
Compre em e-book: Amazon // Compre o físico: Saraiva (livro autografado)mais livrarias para você comprar (site onde têm mais informações)



40 comentários

  1. OI Ruuh! Eu criei muitas expectativas com esse livro porque explorar um garoto na cadeira de rodas como personagem deve ser incrível! Mas to com medo de ler porque muita gente disse que está um pouco superficial. Espero gostar também, mesmo com os pontos que vc citou como negativos.
    Você vai amar Perdida! Foi meu primeiro contato com a escrita da Carina e me apaixonei.
    Beijão, boa leitura! Haha.
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Mari!
      Não desista da leitura, é boa, é gostosa, mas esses pontos me incomodaram mesmo :/
      E li os três livros da publicados da série Perdida! Amei! Muito melhor que Mentira perfeita, sinceramente :x
      Beeijos

      Excluir
  2. Acho que ensse livro autora pecou um pouquinho. Não quero ler ele porque o fato da tia da protagoinista ser meio chata com casamento e tal, tenho preguiça.
    E também ter pecado com algumas situações para separar o casal :(
    Fico meio assim em ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Mas, a leitura corre bem, só que esses pontos tornou-a mesmo lenta :/
      Mas, espero que dê uma chance!
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, Ruhh!
    Gostei bastante da tua sinceridade na resenha, destacando os pontos positivos sem esquecer de citar os pontos não tão interessantes. Até hoje li somente "Perdida", e ó, livro incrível! Com alguns pontos baixos também, mas ainda assim, incrível.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Obrigada, a sinceridade é sempre a melhor escolha também ^-^
      E eu li os livros da série Perdida, e estou apaixonada! Aguardando ansiosa o próximo lançamento.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá ^^
    Nossa, que rápido, parece que foi ontem que li sua impressão das primeiras 100 páginas. Nyaa que pena que a parte final teve esses probleminhas, sabe uma das coisa que mais me irrita em romances é os 'causos' para que o casal se separe e volte depois.
    Gostei bastante da protagonista usar óculos uso desde os 6 anos, e é difícil ver protagonistas usando óculos T_T
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Eu leio muito rápido hahaha Principalmente quando a escrita é boa.
      Isso me irrita também, principalmente causas que você fica O.o
      E é raro mesmo :(
      Beeijos

      Excluir
  5. Nossa, que interessante esse livro! Me identifiquei, hahaha. Vou procurar para ler.
    Obrigada, Ruuh, pelo cuidado com as palavras e esse jeito de fazer a gente entrar na atmosfera do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Ane!
      Muito obrigada você <3
      Procura mesmo, mas caso ainda não tenha lido Perdida, recomendo começar por este que citei ;)
      Bjs

      Excluir
  6. Oiee

    Eu não sabia que esse livro tinha ligação com o Procura-se um marido até ontem quando li uma resenha.
    Eu gostei bastante do primeiro livro mas fiquei um pouco receosa com esse por causa da parte forçada, também citada na outra resenha que eu li.
    Como não senti tanta vontade de ler como o outro vou deixar mais para frente, quem sabe.
    A capa eu adorei!!

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Talvez seja melhor deixar mais para frente e se jogar na série Perdida rs espero que leia!
      Beeijos

      Excluir
  7. Oi Ruuh, eu li esse livro há alguns dias e amei muito <3
    Não é o melhor que eu li da Carina (Procura-se um marido ainda está no meu topo de favoritos haha)
    Ri horrores com as loucuras da tia Berê kkk' e achei que a Carina teve o cuidado de deixar o Marcus do mesmo jeito que a gente conheceu em Procura-se um marido, o que eu gostei muito.
    Só queria que o Max e a Alicia tivessem aparecido mais haha' <3

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Ellem!
      Que massa :D eu pretendo ler "Procura-se um marido" e tirar as minhas conclusões se segue um ritmo melhor que esse spin-off.
      Tia Berê é uma onda rsrs
      Bjs

      Excluir
  8. Olá,

    Eu preciso dizer que por mais que eu ame a autora e suas obras anteriores (série perdida e no mundo da luna) não consegui me cativar por esse livro. Achei muito forçada essa coisa de querer que alguém namore/case porque um parente não conseguiu isso em sua vida, odeio que coloquem expectativas em cima das pessoas e por isso não me interessei por essa história, da mesma forma que não gostei de Procura-se um marido. No entanto, fico feliz que você tenha gostado livro e espero mais obras emocionantes da autora.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Em pontos concordo com você, mas há sempre um motivo por trás, sabe?
      Espero que leia um dia! E para mim, os melhores livros da autora são os da série Perdida :x hahaha
      Bjs

      Excluir
  9. Olá Ruhh! Eu ainda não li nada da Carina, tenho Perdida aqui comigo e ainda não li rsrsrs Então, a premissa parece ser bem legal, a história parece ser bem gostosa de ler...Você me convenceu a dar uma chance a Perdida, vou começar por ele, amei sua resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa mesmo <3 vai amar! E fico feliz em te dar mais esse empurrãozinho haha
      Beijos

      Excluir
  10. Olá!

    Ainda não tive a oportunidade de ler nada da Carina, porém, não sei se ia gostar, tenho muitas expectativas sobre ele, principalmente por causa dos comentários maravilhosos que leio nas resenhas. Não é uma leitura urgente pra mim, mas espero ter o prazer de conhecer a escrita dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo que possa mesmo ler os livros dela. Ainda não li todos, mas creio que a narrativa conquista tanto quanto outros que já li ;) mas, o enredo que mais me conquistou fora o da série Perdida, então recomendo muito!
      Bjs

      Excluir
  11. Olá, tudo bem.

    Sempre a premissa dos livros da Carina Rissi são bem convidativos, pois imaginamos romance e diversão. Ela tem uma escrita gostosa e geralmente tem uma pitada de humor. Eu li Perdida e gostei muito. E tenho vontade de ler outras obras. Achei interessante, mas não a ponto de correr e ler. Mas anotei a dica, por que quem sabe se no futuro eu mudo de ideia. A resenha tá maravilhosa, parabéns.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Ana! Tudo sim, e você?
      Obrigada :D espero que possa lê-lo, é bom também, mesmo que não esteja nos meus favoritos quanto a série Perdida rs
      Beeijos

      Excluir
  12. Oie assim como você nunca li nada da carina e esse livro me interessa bastante. Achei super interessante o fato de ela inserir um personagem cadeirante. Acho que também a ingenuidade da julia me irritaria um pouco. Não sei se vou gostar mas tentarei ler, mas quero começar pelo perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Começa por Perdida <3 apoio muito rs você vai amar!
      Beeijos

      Excluir
  13. Oie Ruhh, tudo bom?
    Eu também não li um livro da Carina, estou pensando em começar um dela.
    Já li algumas resenhas desse livro, algumas meninas não gostaram da personagem principal, e você apesar do problema da ingenuidade, gostou. Não tem nada mais horrível do que não gostar da personagem principal.
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lud! Tudo sim, e você?
      Realmente, nada pior do que não ir com a cara da principal. Para mim, isso atrapalha rodo o enredo e eu não consigo sair da primeira página :/ acabo deixando de lado, e isso me entristece. Mas, Júlia é legal, o negócio foi a Rissi colocar uma ingenuidade muito extrema, sabe? Ainda mais em uma situação de fácil entendimento.
      Beeijos e começa por Perdida <3

      Excluir
  14. Ai, fiquei só na inveja aqui..
    Tô louca pra ler esse livro..
    resenha show!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha espero que leia logo, Flávia!
      Obrigada <3
      Bjs

      Excluir
  15. Tenho uma super vontade de ler algo da Carina, principalmente o Perdida. Porém, ultimamente tenho lido tantas resenhas positivas sobre Mentira Perfeita que minha vontade é começar por ele! ahahha. O legal é que não preciso necessariamente ler o primeiro para fazer isso!
    Gostei muito da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Eu recomendo começar pela série Perdida :x não que esse não seja bom, mas Perdida, Encontrada e Destinado me conquistaram completamente hahaha
      Mas, qualquer um está bom, o importante é você conhecer a escrita da Carina Rissi, que é muito boa!
      Bjs

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Bom, eu ainda não li nada da autora, mas sempre vejo muitos comentários positivos sobre as obras dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Espero que possa ler ;)
      Bjs e os comentários não são para menos, a escrita da Rissi é muito boa.

      Excluir
  17. Oi

    eu to doida pra ler esse livro, por isso li tua resenha bem por cima! estou lendo o anterior à ele e to adorando!

    olha..... eu amei Perdida viu????? só pra ti saber...hehe

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Perdida <3
      Quero ler o anterior também, mas acho que não agora, agora, sabe?
      Bjs

      Excluir
  18. Olá, você acredita que nunca li nada da autora? Vejo muitos comentários a respeito do seu trabalho, mas ainda não tive a oportunidade de conferir.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Acredito sim, eu estava no seu lugar semanas atrás hahaha espero que tenha a oportunidade logo, porque é muito boa a escrita da Rissi!
      Bjs

      Excluir
  19. Oie
    infelizmente não foi uma leitura tão legal pra mim, vi muitos pontos que me deixaram um tanto irritada mas apesar disso, gosto muito da autora e com certeza é uma leitura gostosa para passar o tempo e tudo mais

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Compreendo, os pontos que citei fizeram a minha avaliação cair para três estrelas no Skoob :/ mas, como você disse, a escrita é boa e te leva até o final com um ar de dever feito hahaha além de a paixão pela narrativa!
      Bjs

      Excluir
  20. Oi.


    Preciso muito ler esse livro, até agora estou só na vontade, não aguento mais de tanta ansiedade. Depois que li os livros da Carina, sempre que um novo é lançado, eu fico morrendo de vontade de ler, me apaixonei pela escrita e fico sempre querendo mais e mais. Preciso ler esse livro!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Espero que possa ler o mais rápido possível <3
      Bjs

      Excluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^