02/05/2016

Resenha Literária | O vestido de trinta rosas

Título: O vestido de trinta rosas
Autora: Lívia Messias
Editora: A2M Gráfica e Editora
Número de páginas: 148
Sinopse: E se você encontrasse um vestido capaz de transformar o amor em realidade? Usaria? Enfrentaria as consequências?
Helena mora na Vila Íris, um lugar que pertence à Floresta Encantada. Lá encontra Ícaro e se apaixona. Com medo de perdê-lo, usa um encanto.
O Vestido de Trinta Rosas tem uma linguagem infanto-juvenil e fala de amor, escolhas, responsabilidades e esperança.
Não demorei nada, não foi?! Hoje trago para vocês a resenha desse livro encantador e muito mágico, que te leva para lugares incríveis e que traz uma lição de moral muito bacana. Estou muito feliz em poder falar sobre O vestido de trinta rosas para vocês, então não vou demorar aqui. Vamos lá?

Resenha

As apresentações do livro: Helena, uma jovem que após a morte dos pais, vivia sozinha e não se sabia de ninguém que fosse seu parente naquele lugar ou em qualquer outro, era uma moça simples e educada, mas tudo o que Helena sonhava era viver um grande amor e começar uma família. Vivendo em Vila Íris, na Floresta Encantada, Helena tinha dois melhores amigos, sendo eles: Sara, uma moça com deficiência visual e muito sábia, também amorosa e meiga, sempre feliz e com pensamentos positivos sobre a vida; e Otto, um pequeno menininho que é criado por Sara como um irmão. 
"Com Sara, Helena se sentia em paz para falar de todas as coisas que se passavam em seu coração." página 2 
Sara tem um dom especial, que era poder sentir a alma das pessoas e se elas estavam tristes ou alegres, o que eu amei! Essa pegada fantástica, mágica e encantadora me deixa com um sorriso largo no rosto, porque sempre gostei de contos de fadas, do mundo de coisas maravilhosas. 
Bom, em uma determinada noite, Helena foi para o Lago da Tranquilidade, que também era um lago mágico, onde podia-se ouvir conselhos ao coração. E fora justamente nesse lugar, que Helena apaixonou-se por um rapaz simplesmente encantador: Ícaro, que futuramente transformou-se em sua vítima para o encanto do livro da Estrela Amarela e o Vestido de Trinta Rosas. 
Porém, Helena estava muito insegura, pois Ícaro, segundo a tradição, teria de escolher uma moça para casar-se, e ela considerava que ele nunca iria olhar para ela, nunca a veria com outros olhos (será?), achando que ela não se encontraria entre as pretendentes, e com isso, passou a escrever diversos poemas para ele, expondo seus sentimentos no papel, enquanto a tristeza tomava seu coração. Helena sentia-se angustiada, e não estava disposta a pensar na possibilidade de ficar sem ele, começando a questionar o que faria a partir daquele momento. E com toda essa dúvida, ela decidiu pedir conselhos para Sara, que mais sincera possível, falou sabiamente sobre a verdade. 
"- Helena, não existem fórmulas para que alguém nos ame. A única coisa que podemos fazer é abrir nosso coração e falar a verdade. A verdade é a base do amor." página 6
As mensagens que recebi durante a leitura tocaram meu coração, principalmente sobre o amor e sobre muitas pessoas quererem seguir por caminhos mais fáceis, e bem sabemos que esses são sempre os tempestuosos no futuro. Lívia escreveu muito bem esse livro, trazendo a reflexão sobre nossas escolhas, sobre o egoísmo e sobre amar mais o próximo. 
Helena, por mais que amasse a amiga e tentasse não ficar triste, ela não conseguia pensar na possibilidade de Ícaro gostar dela, achava que ele iria rir do amor dela por ele, ingênua, acaba caindo na lábia de uma mulher que carregava consigo o livro do encanto da Estrela Amarela, juntamente com o Vestido de trinta rosas. Com o pensamento de conquistar Ícaro de uma maneira sem precisar de esforços ou mesmo ser rejeitada. 
"- No dia do seu casamento, quando o sol se por, o vestido e o livro voltarão para mim. Só lembre de uma coisa: o encanto traz grande felicidade para os dois antes de se casarem, mas trará prisão e tristeza para o rapaz logo após o casamento. Este é um encanto egoísta e o seu amor não compensará a tristeza da alma do outro. Se desistir de usar o encanto, deseje, pobre alma, deseje com todo o coração e então será desfeito, mas só antes de usá-lo." página 14
Porém, Helena não deu nem ouvidos para a consequência, pensando apenas em sua felicidade ao lado do homem que ama. Eu me surpreendi com o crescimento dessa personagem no decorrer dos capítulos, que não são divididos em números, mas somente em títulos. Helena mudou completamente depois de sofrer as consequências de seus atos egoístas e até ingênuos, posso dizer. E então, ainda tem muita coisa para acontecer, muitas aventuras e muitas frases marcantes! 
Eu me encantei por todo o enredo, por todos os cenários apresentados e mais pelos personagens, que são uns amores, mesmo aqueles que caíram no encanto. Conhecemos Morgana, a mulher que deseja que todas as pessoas vivam infelizes. Ela é a mulher que dá a sentença após o uso do Vestido de Trinta Rosas, também foi banida da Floresta Encantada, igualmente a feiticeira que mantinha com ela o livro e o vestido, sendo presas no Mar do Esquecimento, um lugar onde são jogados todos os maus sentimentos que temos dentro de nós. 
"- Eu estou feliz porque vejo que hoje o dia está lindo! E porque...
- Por quê...?
- Porque você está feliz, também! - ela ficou completamente sem graça.
- Está feliz porque eu estou feliz? Não entendi muito bem - e sorriu.
- Eu me importo com você, Ícaro. Gosto de saber que está tudo bem." página 138
Um livro encantador do início ao fim, que traz para nós ótimas reflexões e consciência sobre amar o próximo, sobre ser sempre verdadeiro, perdoar e querer a felicidade dos outros. Além de tratar sobre escolhas. Muito bonito e que vale a pena ser lido! Sabe aquela tarde calma? Aproveita e fica com O vestido de trinta rosas na mão, porque com certeza você irá se aventurar por lugares mágicos e um romance que vence a o feitiço. Amizade e amor estão entrelaçados nesse livro! Leitura fluída e leve.
Sobre a diagramação: achei que as orelhas do livro estão num corte muito estreito e nelas temos informações sobre a mensagem do livro e sobre a escritora; as páginas são brancas e encontrei algumas palavras um pouco apagadas, mas nada que atrapalhasse mesmo a leitura; eu acho a capa fofinha, então nada do que reclamar; fizeram um bom trabalho e eu mal encontrei erros de revisão! E as ilustrações são uns amores <3
Eu espero que tenham gostado da resenha, que tentei ser mais breve possível para não dar spoiler rsrs Não percam a chance de ler esse livro, que traz paz ao coração também. Um livro sobre amor, escolhas, responsabilidades e esperança. E ah, não posso deixar de fazer comparações com versículos Bíblicos, como comentei na tag Li até a página 100 e... (leia aqui)  ^-^     
Beeijos e sucesso, Lívia!
Compre em e-book: Amazon // Compre o físico: site Lívia Messias

38 comentários

  1. Eu já vi resenhas desse livro em outros blogs e só digo uma coisa, você me deixou mais curiosa ainda sobre ele kkkk.
    A lista está enorme mas irei ele sem dúvidas. rs
    Amei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Kah!
      Muito obrigada <3 Espero que o leia logo e que se encante!
      Bjs

      Excluir
  2. Olá
    Adorei o livro, adoro essa atmosfera mágica de contos de fadas, e a mensagem é adoravel e muito importante nos dias de hoje.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Sim, muito importante <3
      Esse livro é um amor.
      Beeijos

      Excluir
  3. O livro tem cara de ser maravilhoso!
    Você resenha super bem!

    Bjbj

    http://edepoisdesonhar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui muito chegada a ler livros de romance, mas menina sua resenha me deixou muito curiosa para ler esse livro hahaha
    Ótima resenha, super bem escrita. E já adicionei o livro aqui na minha wishlist ;)

    Beijos!
    www.crescendoemflor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Que bom vê-la por aqui.
      Ah, fico feliz que eu tenha sido capaz de te deixar curiosa sobre o livro ^-^ Adicione mesmo, vale a pena cada segundo de leitura!
      E muito obrigada novamente.
      Beeijos

      Excluir
  5. Olá!

    Achei a premissa bonitinha, mas não me chamou a atenção tanto assim. Pode ser que eu o leia, mas não agora, até porque minha lista de leitura está nas alturas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sei bem como é ter as metas hahaha Espero que possa ler e se encantar!
      Bjs

      Excluir
  6. Olá flor, não conhecia essa obra e gostei da premissa. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Muito obrigada ^-^
      Espero que leia logo.
      Bjs

      Excluir
  7. Oiee

    Adorei! Parece ser uma leitura super deliciosa!
    Gosto de livros que fazem refletir.
    Com certeza, dica anotada.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Muito obrigada. E sim, a leitura é muito boa, leve e de suspirar ^-^
      Beeijos

      Excluir
  8. Que resenha!!!
    Adorei, dica mais que anotada!
    Eu não sei se eu usaria o vestido, caso o encontrasse, rsrsrsrsrs
    Mas vou ler o livro para saber mais de como essa história termina. Em 148 páginas, é legal que dá pra ler em um finalzinho de tarde né/

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Muito obrigada <3
      Eu também não sei rsrs Mas, a lição que esse livro traz é magnífica.
      Sim! Ler numa tarde tranquila e suspirar com as coisas desse livro.
      Beeijos

      Excluir
  9. Super amei a resenha, ainda não conhecia esse livro. Gosto de livros de romance, e que transmitam alguma reflexão positiva como esse.

    PAPO DE GAROTA CRISTÃ
    www.sarahcristinny.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Sarah!
      Obrigada ^-^ Reflexões maravilhosas fora o que recebi após e durante a leitura.
      Beeijos

      Excluir
  10. Esse livro!!!
    Livia é minha amiga e companheira de escrita. Hahaha. E eu ainda não li. Que vergonha. Já participei de Bienal com ela e vendi o livro dela... Mas, ainda não o li... preciso ler urgentemente... hahahaha. Muito bela a sua resenha. Livia é incrível com as palavras. *-*
    Www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler logo! É maravilhoso e a Lívia está de parabéns, me surpreendeu.
      Muito obrigada!
      Beeijos

      Excluir
  11. Olá Ruhh!!!
    Ai quando eu vi a TAG já tinha dito que o livro era um amor, agora lendo a resenha tenho certeza disso :3
    A personagem posso dizer que foi um tanto egoísta quando pensou só nela e não no rapaz por quem estava apaixonada. amar significa abrir mão, mesmo que você não fique com a pessoa.
    A amiga dela Sara, né?? Parece ser muito sábia e com ótimos conselhos :)
    Adorei o livro e fiquei curiosa.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Amar vai além de muitas coisas.
      Sim, a Sara é uma personagem maravilhosa e muito sábia mesmo!
      Beeijos e espero que leia!

      Excluir
  12. Um livro que trata de relação com o próximo. Ele é bem interessante. Eu nunca tinha ouvido falar, mas gostei.
    Sara uma amiga e tanto.
    Ótima resenha ♥
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Obrigada :)
      É um livro encantador!
      Beijos

      Excluir
  13. Olá linda,

    Como sou rebelde e vida louca haha não gosto nem um pouco de conto-de-fadas. Sempre preferi os verdadeiros contos que são as histórias horrendas contadas pelos irmãos Grimm e que foram modificadas ao bel prazer da Disney e afins e assim enfiando na mente das pessoas que tudo é um "mar de rosas" e animais cantantes no final de cada acontecimento.
    A vida é bela, mas não chega nem em 10% das "maravilhas" desse mundo mágico e cor-de-rosa.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro, com certeza, é o diferencial dos contos que já lemos por aí, com a vida que só é flores. Esse livro vai além disso, e como coloquei na resenha, trata sobre o egoísmo e amor ao próximo, tudo isso ocorre na vida real. Achei a história mais que baseada na vida real, por isso achei muito massa!
      Espero que possa ler um dia!
      Beeijos

      Excluir
  14. oi

    adorei a resenha!!!

    confesso que não tinha me sentido atraída pelo livro até que li sua resenha!!! adorei a premissa e fiquei super empolgada para ler!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigada ^-^
      Espero que leia mesmo <3 você vai gostar!
      Beeijos

      Excluir
  15. Que livro bonitinho! Não conhecia.
    Adoro histórias assim, que trazem reflexões e lições, que nos fazem pensar e trazem coisas boas pra gente. Gostei.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Bianca! É um ótimo livro <3
      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  16. Oi Ruhh,
    admito que o título me deixou curiosa, e o início da sua resenha também. No entanto o livro parece bem curto e no final fiquei com a impressão de já saber a história toda kkkkk mesmo vc tendo dito que não contou spoilers kkkkkk
    Ainda não sei se leria, quem sabe nas férias.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, devo dizer que há muito, muito mais do que as coisas que eu falei rs Você irá se surpreender!
      Espero que possa ler.
      Beeijos

      Excluir
  17. Oi. Li uma outra resenhas recentemente desse livro, é tinha adorado o livro. Agora confirmei isso. Apesar de ser um livro com poucas páginas, tenho certeza que vou adora. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Dani! Espero que você possa ler logo =D
      Beeijos

      Excluir
  18. Hello!
    Então.. achei bastante interessante o poder da Helena de sentir a alma das pessoas (taí um poder que facilitaria nossas vidas, hehe) e todo o desenvolvimento da trama que vc descreveu. Porém, não me encantou o enredo. Não sou fã de romances.
    Mas vou te falar, só por essa ilustração que vc postou, amei o livro kkkk
    mas isso eu falo como designer e não como leitura.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! A Sara tem um poder massa mesmo ^-^
      Espero que possa ler um dia e sim, essa ilustração tá um amor!
      Bjs

      Excluir
  19. Acho ótimo que o livro traga reflexões sobre o ato de amar ao próximo, pois acho que é disso que a humanidade mais carece nos dias atuais. A premissa do livro é muito boa, gostei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Verdade, uma das melhores reflexões é sobre o amor ^-^
      Beeijos

      Excluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^