03/06/2016

Resenha Literária | Viajantes do tempo (#1 Série Grandes Aventuras)

Título: Viajantes do tempo (livro 1)
Autora: Priscila Reis Andrade 
Editora: Secretaria de Cultura do Espírito Santo
Número de páginas: 277
Sinopse: Elisa seria uma garota normal do 2º ano do Ensino Médio se não fosse pelos sonhos estranhos que vem tendo. São guerras no deserto, chuva de inundar o mundo, pessoas que viveram antes das civilizações, e o pior: está ficando cada vez mais real, a ponto de poder sentir o chão tremer e ouvir vozes. Se não bastasse isso, descobre que Paloma, sua colega de classe, está interessada no garoto por quem Elisa tem um “sentimento indefinido”.  
Tudo estava indo relativamente bem, até que sem querer a coisa mais sinistra do planeta aconteceu: ela e seu melhor amigo, Caio, ficaram presos dentro de uma sala onde estava caindo um temporal, com isso, foram mandados, por um ser chamado Sabedoria, para uma viagem pelos tempos antigos a fim de viverem aventuras extraordinárias regadas aos ensinamentos da Srtª S. 
Livro vencedor na categoria Romance do concurso da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, do Edital de difusão e edição de Obras Literárias de autores residentes no Estado do Espírito Santo - 2012
É mais que uma viagem histórica, é uma Aventura Bíblica!
Ooi, gente! Tudo beleza? 
Se eu me surpreendi com esse livro? Sim ou claro?! Vocês não tem noção do quanto estou tentando escrever calmamente essa resenha, porque o sentimento que tenho é de bater os dedos no teclado e mostrar o quanto surtante estou após a leitura desse livro, que está na minha lista de favoritos, com toda certeza! Para não demorar nessa introdução, vamos logo para o que interessa, não é?!

Resenha

As apresentações do livro: Elisa não estava bem, isso é claro. Não conseguia dormir direito, pois os sonhos que tinha tirava seu sono e a levava a refletir muito, não entendo o porquê deles. Além de ela ter que segurar a barra no colégio, que era ter uma outra garota -- que é mimada e cheia de si --, a ameaçando para poder conseguir o que quer, e o que Paloma quer é justamente o paquera de Lisa, o Bernardo. Numa saia justa, a menina precisará fazer uma escolha: deixar que seu paquera saiba que ela sente algo por ele (que ela nem compreende direito o que é, mas é atração mesmo rs), ou ajudar Paloma a conquistá-lo. E ainda tem o seu melhor amigo, Caio, que vive a tirando do sério e é o rapaz que faz ela ficar confusa, não entendendo exatamente o que sente por ele, se é raiva mesmo ou algo mais forte que vem acompanhando eles há anos. 
"- Er... Não tenha medo. Eu vim em paz. - saudei e pulei do galho da macieira."
Caio é um personagem que me intrigou bastante, principalmente porque ele não é de falar muito, porém, observador só ele! De início eu já desconfiava de seus sentimentos por Lisa, mas só com o passar dos capítulos, é que fica bastante evidente seus sentimentos e emoções no geral. Ele fora um personagem que me surpreendeu muito, porque eu não sabia se confiava ou ficava com aquela pulga atrás da orelha, sabe? Ele passa um certo mistério, mas, Andrade foi bem criativa e esperta ao colocar capítulos com o ponto de vista dele, porque aí ficamos sabendo mais dele profundamente, tentando entender o porquê de algumas atitudes.
Pois bem, continuando a ter sonhos com guerras, canções e desertos, Elisa sente-se cada vez menos confortável, querendo desvendar todo aquele mistério e terminar com aquele suspense. E não é que o dia estava chegando? Numa noite, quando ambos, Elisa e Caio, estavam na Igreja, eles acabam encontrando uma sala de arquivos, se infiltrando ali dentro. Logo, Lisa percebe uma luz estranha dentro de uma gaveta e curiosa como é, já foi logo ver do que se tratava. A luz era tão forte que fez com que tanto Caio quanto Elisa fechassem os olhos, e quando abriram, tudo já havia mudado. 
Água por todos os lados fez com que os dois adolescentes se desesperassem, não entendo o que tudo aquilo se tratava. E ah, a luz vinha de uma velha Bíblia que estava dentro daquela gaveta! 
"Meus ossos tremelicaram dentro de meu corpo, estava terrivelmente fria, e a roupa que eu usava era fina, um vestido bege de algodão. A água chegava aos meus quadris e parecia densa, pois tive um imenso trabalho para chegar perto do armário."
Eles não faziam ideia de que a partir daquele momento, eles começariam a se aventurar em fantásticas histórias da Bíblia. Eu confesso que fiquei muito empolgada quando a ação começou mesmo, quando o desespero bateu e os dois precisavam encontrar respostas com a Sabedoria, que é uma personagem muito massa e que me fez rir diversas vezes, rir abertamente mesmo. Mudando de formas, Sabedoria traz diversas reflexões e é ela quem guia Caio e Elisa nessa grande e fantástica viagem até antes de Jesus Cristo nascer e morrer para nos salvar. 
Elisa e Caio tiveram que fazer escolhas difíceis e se tornarem mais responsáveis a cada novo capítulo, precisando abrir os olhos e notar as pequenas mensagens e coisas que aconteciam enquanto viajavam no tempo. Muitos fatos históricos, muitas coisas interessantíssimas ocorreram durante essas viagens e eu terminei o livro com aquela ansiedade em ler o segundo volume para já, além do sorriso e o coração mais aquecido. 
As lutas, as guerras em si, as palhaçadas, o clima de romance, as descobertas... Tudo isso me deixou embasbacada e com o coração aos pulos. Teve uma parte, que para mim é a melhor, que fora o encontro de Caio com Deus. Não vou falar muito, mas me emocionou de uma forma tão profunda que ainda estou tentando processar tudo. É um livro cristão, mas que merece ser lido por todos aqueles que amam aventura e literatura juvenil, além das grandes batalhas. Falando em batalhas, todos os sons detalhados e outras características me fizeram sentir ao lado dos personagens, lutando com eles! Lembrou-me também a batalha que acontece em Nárnia e em Gladiador. Sério, foi muito bacana!
"- Aprendi com meu pai que Deus nos ama apesar do que somos, mas os nossos atos, bons ou ruins, tem consequências."
Priscila tem uma escrita leve e fluída, com um humor ótimo, que me fez passar a noite lendo sem parar! Fiquei viciada e louca para saber o que aconteceria no próximo parágrafo. Foram muitas as surpresas, foram muitas as emoções e desvendar tudo me agradou bastante. Ver os personagens crescerem, amadurecem aos poucos é impressionante, principalmente a Elisa. Confesso que as atitudes finais dela me deixaram um pouco "ela já esqueceu o que aprendeu?!", mas eu compreendo, pois também sou adolescente e sei como é estranho descobrir novos sentimentos e o fato de ter mais responsabilidades, além de não querer magoar ninguém. Caio me deixou mais com a cara de "o que é que ele tá fazendo, meu Deus?!", por isso estou ansiosa para ler o segundo livro, o final me deixou de boca aberta e ainda mais por ter o primeiro capítulo de Viajantes do Tempo 2
As mensagens que recebi durante a leitura estão gravadas em minha mente e coração. Eu estava precisando ler esse livro, ler as frases, ler tudo! O amor de Deus por nós, a sua misericórdia, a forma como Ele só quer nosso bem, gente... Me emocionei demais. Andrade escreveu de maneira encantadora e não quis impôr nada na vida de ninguém, apenas compartilhar, e de jeito incrível, devo dizer. As reflexões não param e quando fala sobre escolhas, isso fora o que me tocou bastante, além de que não devemos fazer as coisas para as pessoas, mas sim para Deus. O perdão, o amor, a amizade, o carinho, o respeito... Tudo nesse livro me levou para reflexões sobre o que eu estou fazendo da minha vida, o porquê de eu viver. 
"- Já parou para pensar - Ele disse. - que as coisas que você realiza não têm importância quando são feitas para agradar as pessoas e não a mim? Se você busca a aprovação dos seus amigos... Onde eu fico nesta história toda?"
O romance no livro não é exatamente o foco, mas eu amei! O nervosismo, a descoberta da escolha do amar... Foi tudo muito lindo, realmente. Viajantes do tempo 1 é um livro que recomendarei para todos, do cristão ao ateu. Todos merecem ler e refletir!
Sobre a diagramação: como li na versão Kindle (que tem também uma outra capa, mas sou apaixonada pelo físico, a ilustração é linda e diz exatamente sobre o começo de todas as aventuras!), não há muito o que dizer. A capa é bem trabalhada; achei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura mesmo. Estão de parabéns! 
Eu espero, sinceramente, que tenham gostado da resenha e que eu tenha passado toda a minha empolgação, porque ainda estou tentando sair da ressaca literária, que vai durar mais alguns dias, tenho certeza rs 
Beeijos.
Compre o primeiro e segundo volume da Série Grandes Aventuras: LOJINHA
Aqui estão as capas da versão Kindle e o segundo livro (que não vejo a hora de ler!):  


30 comentários

  1. Olá!
    Que interessante a trama. Gosto de histórias com o tema "viagem no tempo'. Achei a capa da versão digital mais legal. Mas não li a história, ainda, então é só "achismo'mesmo heheh
    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Espero que leia logo, é muito massa \o/
      Bjs

      Excluir
  2. Olá
    Não sou muito de ler livros com mensagens religiosas ou políticas, prefiro apreciar livros que tenham uma mensagem de amor, amizade e onde o bem vence o mal. Outra coisa que prezo bastante é a aventura, emoção e aquela tensão gostosa de saber oque vai acontecer a cada virada de página, e esse livro parece ter tudo isso, adorei a indicação.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tem tudo e mais um pouco :D Não gosto muito da expressão "religiosa", porque dá a impressão de que quer impôr algo, o que não ocorre durante a leitura :) Um ótimo livro!
      Bjs

      Excluir
  3. Olá! Não conhecia essa obra, fiquei curioso com esse tema de viagem no tempo e ao mesmo tempo parece ser bem instigante. Vou dar uma chance e colocar na lista dos desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Espero que leia logo \o/ É muito bom mesmo.
      Abraços

      Excluir
  4. Olá!

    Não conhecia, mas fiquei curiosa. Como tem na Amazon, vou ver mais algumas opiniões, se eu gostar, aí sim lerei.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ruhh, tudo bem?
    Realmente não conhecia essa obra e achei incrível a edição, mesmo sendo em e-book, a história despertou meu interesse pois faz tempo que não leio algo assim <3 sua resenha e fotos ficaram lindas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Tudo sim, e você?
      Obrigada :3 E espero que leia! Vai amar.
      Bjs

      Excluir
  6. Oii,

    Não conhecia esse livro e nem a sua história, mas fiquei bem curiosa em conhecer e saber como tudo vai acontecer na história de Elisa. E a sua resenha está muito boa, parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Obrigada ^-^
      É um livro maravilhoso :D
      Bjs

      Excluir
  7. Oi,
    Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas depois de tantos elogios fiquei bastante curiosa, confesso que o que me desanima um pouco é saber que é uma série de livros.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Ah, entendo, mas tenho certeza que quando começar, não vai conseguir parar ;)
      Bjs

      Excluir
  8. Oi, Ruhh
    Ainda não conhecia o livro, mas me interessei pelo fato dessa viajem ser para antes de Jesus nascer. Sempre gosto de livros que falem do amor de Deus e acho que ia me emocionar como você, mas depende da forma que foi desenvolvido. Porque as vezes não concordo com a visão de alguns autores sobre Deus, mas fiquei curiosa. Só lendo para saber.
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu também tenho esse receio, já que muitas vezes acabamos por ficar afastada da leitura por conta das opiniões, mas te garanto: tudo é baseado na Palavra! Muito bem desenvolvido e muito interessante :D
      Beeijos

      Excluir
  9. Eu ainda não conhecia a série mas não é uma leitura que me atraiu. Que bom que você gostou mas eu não consegui me ver interessara em embarcar na leitura. Eu ia comentar sobre a capa que não tinha gostado, mas quando vi a capa da versão do Kindle, achei bem melhor que a do livro físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Espero que dê uma chance um dia ^-^
      Bj

      Excluir
  10. Que bom que aproveitou a leitura e tirou muitas reflexões, achei isso super legal!
    Acho que não faço parte do público alvo do livro, infanto-juvenil não me atrai muito, mas vou indicar para quem eu conheço que gosta!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Espero que para quem você indicou, tenha gostado :D
      Bjs

      Excluir
  11. Gosto muito de livros neste estilo. Eu não dava nada pela capa... Não sou lá muito fã dessas capas estilo cartoon, mas gostei do contexto da história e compreendo que ela seja mais voltado para o público jovem (o que não é o meu caso).

    Amo histórias que levam o leitor a questionar os fatos da vida, a crescer e aprender. Isso parece ter de sobra nesse livro. Obrigada pela sugestão e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Mari! Obrigada você pelo comentário ^-^
      Espero que tenha lido ou coloque na sua lista! Vale a pena.
      Bj

      Excluir
  12. Oii
    Que história interessante! Fico feliz que tenha gostado tanto. A história me pareceu a principio ser bem interessante, mas eu nao gosto quando misturam religião e ficção. Por conta disso, esse não é o tipo de livro pra mim :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Espero que dê uma chance um dia :D
      Bj

      Excluir
  13. Nossa, com as capas novas eu leria com certeza, mas a primeira, lá do topo, me fez pensar em livro infantil. Estou bem feliz com a sua resenha, adoro histórias assim e não conhecia a autora ou as obras. Vou, com certeza, conferir! E posto resenha também hahaha.
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Mari! Ah, fico tão feliz com seu comentário <3 Obrigada.
      Posta mesmo hahaha Beeijos

      Excluir
  14. Olá, achei a remissa interessante, pois gosto do gênero, só não curti a capa, achei estranha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que não deixe de ler por conta da capa :)
      Bjs

      Excluir
  15. Oie
    a capa não me atraiu muito mas parece ser uma história bem legal apesar de não ser meu gênero, sua resenha está muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^