17/08/2016

Resenha Literária | A chave dos mundos - As escadas de Urttor (#2)

Livro cedido por: Zeca Machado
Título: A chave dos mundos - As escadas de Urttor (#2) 
Autor: Zeca Machado 
Editora: Althea 
Número de páginas: 285
Sinopse: Em um inverno mais rigoroso que o normal, Asirl e Lihor tiveram duas filhas Ishiá e Narhen. Algum tempo depois do nascimento, os pais levaram as crianças para a cidade de Cirròt para consagrá-las aos Deuses e apresenta-las aos amigos, porém, eles se viram perseguidos por um exército que procurava por todo e qualquer recém-nascido.
Em fuga, a família se dividiu, ficando cada um dos pais com uma filha. Após escaparem de seus raptores, foram salvos e viveram isolados por dezoito anos, em cidades élficas, sem nenhum conhecimento de onde o outro pudesse estar.
Narhen cresceu em Larthimar e se tornou uma guerreira com qualidades inimagináveis para os padrões humanos.
Ishiá tornou-se uma sacerdotisa em Phart Halor, a cidade esquecida.
Ao completar dezessete anos, Narhen passou a ter sonhos que a levam e a seu pai a deixarem Larthimar em busca de respostas.
No caminho, Narhen descobriu uma antiga profecia e recebeu um cetro do povo anão. Ishiá, por sua vez, encontrou-se com um ser mitológico para o povo élfico tornando-se sua amiga, além de, junto a esse povo, se aperfeiçoar cada vez mais como sacerdotisa.
Durante sua jornada, Narhen ajudada misticamente por sua recém descoberta irmã, encontrou novos grandes amigos: Zarthrus, um gnomo e Grendhel um humano que passa a segui-la e a ajudá-la. Eles enfrentaram inúmeros perigos, mas fizeram grandes amigos e poderosos inimigos, nesse processo.
Depois de atravessarem por Farthorn, uma floresta considerada pelos humanos como morada de seres maligno, e de se defenderem de lobos negros, ao mesmo tempo em que salvavam um lobo cinzento de uma morte certa, Narhen, Lihor e seus amigos, finalmente, chegam à cidade de Phart Halor onde a família se reencontrou.
Contudo, somente a primeira parte de uma longa jornada chegava ao fim.
Eles ainda precisam descobrir qual o significado do cetro e o que deverão fazer para colocar um fim definitivo nas lutas contra o Exército Negro e trazer a paz novamente ao seu mundo.
Ooi, gente linda! Tudo beleza? Confesso que demorei mais para terminar depois da tag "Li até a página 100 e..." (leia aqui!), mas não foi por a leitura ter ficado lenta, nem de longe foi por essa razão! Mas, porque eu sabia que quando terminasse, ficaria já querendo ter a continuação debaixo do braço e me perder cada vez mais nesse mundo fantástico criado pelo Zeca. Bom, vamos logo para resenha, né?!


A resenha pode conter certos spoilers sobre o primeiro livro. Caso não goste de spoilers, vá ao final da resenha e me diga o que espera da série "A chaves dos mundos" ou se já conhecia! (e se por ler a sinopse gostou da ideia do livro)


 Resenha:

As apresentações do livro: este livro é uma continuação, e começa quase que exatamente no mesmo ponto que o primeiro é finalizado, o que eu gostei bastante. Narhen e Ishiá estão ainda se conhecendo, até porque se passaram anos desde que se viram pela última vez e eram apenas bebês! Notamos de cara a diferença de temperamento e comportamento entre as duas, está mais claro do que no primeiro livro, que até falei sobre isso na resenha (aqui!). 
Narhen nesse segundo livro está mais ousada e madura, eu notei essa diferença por conta das várias situações em que ela teve de ser a "cabeça" do grupo. Ishiá já é mais tímida, mas que demonstra uma força tremenda, ainda mais por buscar a sempre ajudar o grupo. 
Neste livro, teremos mais respostas, como por exemplo: o que é a Chave dos Mundos e qual é a missão delas. Agora, depois do encontro com a Mãe Verde, as duas irmãs terão que unir os líderes dos reinos para fechar a passagem do Reino das Sombras, que tem crescido e destruído cada vez mais as vidas de quem somente quer a paz novamente.
"Com o passar dos dias, o relacionamento entre a família se tornou tão forte que dava a impressão de que nunca haviam se separado."
As duas irmãs não estão sozinhas, pois reencontros com velhos amigos vão fazer com que se tornem mais fortes e determinadas a acabar com toda a maldade do Senhor das Sombras. Grendhel (que já está com elas desde o final do primeiro livro), Mèrthil, Zarthrus, Mhirfun, Narzhilé e Galler são os que mais ajudam as duas irmãs a desvendarem seus poderes quando unidas e a desvendarem o mistério da Chave dos Mundos (o cetro conhecido como Uòhrik). Além da ajuda de seus amigos fiéis: o lobo que nos é apresentado no primeiro livro, Zhorf e uma nova amiga que só quem ler vai poder saber! Também não falarei muito sobre as descobertas, pois então estragará o suspense e surpresa hehe
"As escadas de Urttor" é um livro que não apresentou tanta ação quanto o primeiro, mas que é essencial para entendermos certas questões sobre este mundo criado por Zeca. Conhecer mais dos personagens foi maravilhoso, principalmente Galler, que mesmo que não tenha sido o centro das atenções, já tinha me conquistado desde "A torre de Phart Halor" hehe E ele é um elfo, o que me fez cair mais de amores, não é?! Gosto muito de elfos rs
"- Se fosse uma faca, você estaria morto.
- Então, tenho de admitir, que mais uma vez, me venceu.
- Digamos que por pouco!
Narhen o abraçou e o beijou.
- Esse é o prêmio pela minha vitória!
- Desse jeito, creio que nunca vencerei!"
Foi muito bom reencontrar o anão Mhirfun e o gnomo Zarthrus, que continuam sendo bem fiéis e muito valentes. Fiquei muito feliz, pois Asirl e Liohr finalmente estão juntos novamente e a gente nota a força que cada um tem, e que quando estão juntos, se torna mais intenso. Meu coração se encheu de alegria ao ver a família reunida e todos apoiando um ao outro. Narhen e Ishiá tem uma conexão muito bonita e poderosa, o que me faz lembrar da minha conexão com minhas duas irmãs rs Eu gosto muito dos livros, por trazer justamente a mensagem de valorizar a família e o amor, além da amizade verdadeira. Zeca nos traz novamente a reflexão sobre juntar-nos, nos unir para harmonizar o mundo e vivermos na paz. Sobre a fidelidade e a luta em comum para conseguir realizar um sonho, que para todos é a paz novamente nos reinos e entre seus líderes. É um livro de fantasia que vai além de seres mágicos e a necessidade do reconhecimento do valor de cada raça. Fala sobre o amor independente de qualquer coisa. 
Sobre a diagramação: a capa continua com o estilo da primeira e eu achei maravilhosa; as ilustrações algumas já são apresentadas no primeiro livro, e temos novas que são encantadoras; as folhas são amareladas e a fonte é confortável para ter uma boa leitura; eu confesso que fiquei um pouco decepcionada com a parte da revisão. Encontrei erros de pontuação, e não podia deixar de notar isso.
"A travessia ao primeiro dos mundos acabara de começar."
Então, eu espero que vocês não deixem de buscar saber mais sobre essa série que tem me surpreendido bastante! A fantasia, a aventura, as lições... Tudo é muito bacana! E além de tudo é nacional, o que me deixa bastante orgulhosa. Espero que tenham gostado da resenha!
Beeijos e até a próxima!
Compre os livros (1º, 2º e 3º) aqui: A CHAVE DOS MUNDOS


19 comentários

  1. Muito legal eu adoro fantasias e ainda não conhecia essa serie fiquei bem curiosa :).
    Clicando nos link de compra u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter curtido ^-^
      Que você se divirta com a leitura!
      Bjs

      Excluir
  2. Oiee

    Que linda a capa!!!
    Eu ainda não conhecia, mas quero mesmo dicas de livros no gênero, estou começando a me aventurar fora da minha zona de conforto.
    O que achei legal também foi que tem ilustrações, adoro livros assim!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Não é? Sou apaixonada por elas.
      Então, espero que você tenha anotado esta série na sua lista :D As ilustrações são um charme.
      Bjs

      Excluir
  3. Oiii Ruhh, como vai?
    Menina sou completamente apaixonada por fantasia, e essa edição ainda por cima está um arraso. Confesso que a história me envolveu fortemente <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Morgana! Tudo bem, e você?
      Espero que você leia, são livros ótimos e já estou ansiosa pelo terceiro.
      Beeijos

      Excluir
  4. Olha, só de ler a sinopse eu já fiquei meio tonta! Quanta informação!!! E pra quem gosta de um bom RPG e fantasia, esse livro deve ser simplesmente magnífico! Não curto essa linha literária, mas meu marido joga RPG e ficou louco com a sinopse!
    Sua resenha então, nem se fala! =)
    Parabéns!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! É magnífico mesmo :3 Eu amo essa pegada, sabe? Que lembra mesmo RPG e toda a história num mundo fantástico.
      Espero que ele leia! E muito obrigada ^-^
      Bjs

      Excluir
  5. Não conhecia o livro - nem a série, então não posso comentar muito sobre esse livro exatamente...
    Mas, embora não tenha me parecido exatamente meu estilo de leituras, esse ano eu estou saindo da zona de conforto e pela sinopse e alguns dos seus comentários esse me pareceu uma leitura mais do que interessante. A premissa me deixou bem curiosa e empolgada em arriscar a leitura. E a capa? Linda!
    Espero ter a oportunidade de arriscar a leitura, e de ficar tão encantada quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Espero que você se arrisque e se jogue na leitura, que é muito bacana mesmo. Obrigada pelo comentário <3
      Bjs

      Excluir
  6. Olá,

    Não conhecia a obra mas gosto muito de histórias de fantasias e por isso já estou anotando essa dica e espero ler em breve os próximos volumes.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Espero que leia mesmo, vai amar ^-^ é bem bacana.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá, estou fugindo um pouco de fantasias no momento, tenho lido muito e quero dar um tempo e ler outros gêneros, já conhecia o primeiro livro e assim como o segundo achei a capa super linda e não só a capa mas como o livro inteiro por dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sei bem como é e até te apoio :D
      As capas são lindas e ricas em detalhes, né? Tudo muito bem trabalhado.
      Bjs

      Excluir
  8. Adoro fantasia, e essa parece ser daquelas que prendem a gente. Não conhecia a série, mas gostei bastante, há grandes chances de que eu venha a fazer a leitura. Achei muito triste que a família tenha sido separada, espero que se encontrem. A capa é muito bonita.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Prende, ainda mais por ser rico em detalhes, a gente consegue se imaginar no mundo criado pelo Zeca.
      Espero que leia :D
      Bjs

      Excluir
  9. Oi,
    Muito bom quando encontramos um livro de fantasia bem escrito e melhor ainda quando é nacional.
    Vou anotar a dica e procurar o primeiro livro, quem sabe eu leia logo.
    Amei a sua resenha, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Muito obrigada ^-^ Espero que leia! É muito legal.
      Bjs

      Excluir
  10. tenho começado a gostar de fantasias ultimamente. Vi o livro 01 desse, li a resenha dele, e agora vejo a do dois. Achei a ideia interessante, e a questão das ilustrações internas definitivamente fazem um diferencial neste tipo de história, não é?

    ResponderExcluir

Que tal deixar a sua opinião registrada aqui no blog?! Nós ficamos muito felizes por saber o que você pensa e pela sua visita.
Por favor, nada de comentários não construtivos e desrespeitosos :D
Deus te abençoe e volte sempre que quiser!
Comentários passam por moderação e são sempre respondidos! Caso queira ver a resposta, ative a notificação ^-^